Desfazer amizades!

Ao longo da vida, vamos nos inserindo em grupos sociais e vamos formando vínculos de amizade. Tão normal quanto formar tais vínculos, é também se desfazer de algumas amizades, pois quando vamos amadurecendo, nós vamos nos transformando e é inevitável que alguns desses laços também se transformem e acabem se perdendo no tempo e ficando pelo caminho.

A amizade é um fator muito importante para nos sentirmos acolhidos e aceitos como somos, e é ela que vai também nos ensinar a lidar e a compreender como funcionam as relações pessoais, principalmente na infância e na adolescência, que é quando estamos nos descobrindo e construindo a pessoa que queremos ser.

Foto: Reprodução

Além disso, quando amadurecemos, temos mais consciência daquilo que queremos para nosso futuro e aprendemos a detectar quais amizades são significativas e quais são perda de tempo. Alguns acontecimentos da vida, como início da faculdade, formatura, trabalho, casamento e filhos são mudanças que afetam bastante a amizade, pois estamos entrando em outros círculos, outros mundos, onde conheceremos novas pessoas, novos vínculos serão feitos e velhos vínculos acabarão esquecidos ou então se tornarão esporádicos.

Assim, a redução no número de amigos é algo que faz parte do processo de se tornar adulto, de amadurecer, de reconhecer aquilo que nos incomoda e de abrir mão de tudo aquilo que não nos traz nada de positivo.

Outras situações, como desentendimentos, conflitos, diferenças irreconciliáveis, dívidas, decepções e traições, também são fatores que levam ao fim de uma amizade. Sem falar daquelas pessoas que sugam nossa energia, que nos levam a fazer escolhas ruins, que não nos dão apoio e que estão sempre nos prejudicando, falando mal pelas costas ou que são carregadas de energias negativas, como pessimismo, inveja e ressentimentos.

Qualquer que seja o caso, desfazer uma amizade sempre é algo doloroso, chegando a ganhar contornos de um divórcio, e deve ser uma decisão bem pensada, principalmente quando se trata de amizades de longo tempo. É preciso você avaliar se o que você quer é terminar mesmo a amizade ou apenas dar um tempo. É certo que, em alguns momentos da nossa vida, estaremos sobrecarregados, seja com a carreira ou a família, e isso consequentemente nos deixará sem paciência para lidar com amizades menos significantes e até mesmo acabar se afastando do convívio, pois o foco é outro, o foco é em você e nas suas necessidades.

Foto: Reprodução

Quando a decisão de terminar uma amizade é tomada, é preciso agir de modo que não provoque sofrimento nem mágoas no outro, afinal, você estará rejeitando-o e ser rejeitado é algo muito doloroso. Dependendo da situação, você pode apenas ir se afastando gradualmente, ir deixando de fazer confidências, não responder as mensagens de imediato, alegando sempre estar ocupada. Com o tempo, a pessoa vai passar de amiga para conhecida, reconhecendo o fim da amizade como algo natural e de desencontros de “agenda”.

Às vezes, se afastar gradualmente com pequenas mentiras bem intencionadas é o melhor, para evitar ferir os sentimentos de alguém, mas em alguns casos extremos, quando a pessoa insiste em manter uma amizade que você não deseja mais, você pode ser clara e direta, sem ser rude, sem julgar e criticar, apenas dizendo o que a incomoda. Pode até ser que, agindo assim, a outra pessoa repense sobre as próprias atitudes, gerando mudanças.

Além disso, nunca saia falando de por que essa ou aquela amizade acabou, ou por que você se afastou de alguém, apenas seja vago, pois desfazer uma amizade é muito delicado e devemos manter sempre a gentileza, preservando não só você, mas também a outra pessoa.

Ao final, o que deve prevalecer é seu bem-estar, sua vontade de estar cercada apenas das pessoas mais significantes para você, as que te acrescentam algo e as que sempre vão compreender suas atitudes. Amizade de verdade nós contamos nos dedos e é algo realmente raro, vamos, então, aprender a detectar quais são as pessoas que realmente se importam conosco e nos acrescentam. Não há nada de errado em se afastar ou desfazer amizades que já não encaixam mais em quem você é ou no que você quer.

Beijão!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Desfazer amizades!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Não Casar É Uma Opção
Sinais de Traição - Parte 3
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.