Oi meninas!
Existem alguns momentos em nossas vidas em que somos profundamente magoadas por alguém, momentos em que nossos sentimentos são desconsiderados, despedaçados e passamos a guardar um ressentimento dentro de nós que é muito prejudicial não só à nossa saúde física, mas também à nossa alma.
Guardar ressentimentos e reprimir sentimentos como raiva, mágoa, decepção, rancor e vingança, traz tantos problemas à nossa saúde que é imperativo que nós nos conscientizemos do poder do perdão. Quando perdoamos, estamos ajudando a barrar o desenvolvimento de doenças do coração, reduzir o câncer e inúmeras outras doenças relacionadas a sentimentos reprimidos e negativos.
Perdoar significa conceder perdão, renunciar a punir; absolver e esse ato é um longo processo, podendo ser até mesmo doloroso. Costumamos achar que perdoar é só dizer “Tudo bem, deixa pra lá”, “Daqui a pouco passa”, ou que perdoar é esquecer. Mas na verdade, perdoar verdadeiramente é muito mais que esquecer. Para isso, é preciso maturidade, humildade e muita, muita reflexão.
Maturidade para aprender com tudo que acontece conosco, entender que os erros nos ensinam e colocar em prática a não repetição de atitudes que levaram à magoa; humildade para reconhecer que você também é um ser humano, com falhas, passível de cometer erros e também capaz de magoar outras pessoas; e a reflexão para que possamos nos conhecer e avaliar até de forma racional o que aconteceu.
Mas por que é tão difícil pedir perdão? Simples: achamos que perdoar é um sinal de fraqueza, quando na verdade é a maior das maiores coragens que alguém pode ter, é um sinal de força de caráter, altruísmo e amor à vida. Quando somos machucados e magoados, costumamos nos fechar e ficar retraídas, com medo de que possam nos atingir de novo e muitas vezes, desejamos até mesmo que quem nos feriu seja ferido também. O perdão abre espaço dentro de nós para sentimentos construtivos e inúmeras possibilidades futuras. Quando nos libertamos de ressentimentos passados, nos reconciliamos conosco, com o próximo, com o presente e proporciona esperança para o futuro.
Acredito que é necessário fazer do perdão um compromisso diário. Perdoar ajuda a manter o controle sobre nossas emoções e é uma habilidade que pode ser aprendida e que precisa ser trabalhada diariamente. A pergunta é: COMO PERDOAR?
Primeiro, é preciso refletir sobre a situação e procurar entender o que levou o outro a nos magoar e qual a nossa parcela de responsabilidade nessa atitude dele. Sim, pois muitas vezes a atitude do próximo é uma reação agressiva às nossas próprias atitudes, o que nos torna responsável por aquilo que recebemos. Sabe aquele ditado que você colhe o que planta? Se encaixa aqui. Sabe a humildade? Também entra nessa parte, pois é preciso reconhecer que você também comete falhas e assumir sua parcela de responsabilidade.
Segundo, é preciso conversar com a pessoa que te magoou. É ter AQUELA conversa, franca, sincera, verdadeira, tentando encontrar onde ambos erraram, por que chegou a tal ponto e o que pode ser feito para que ambos possam perdoar um ao outro e a si mesmo. Conversar te faz expressar teus sentimentos e te faz ouvir o que se passa com o próximo, proporcionando compreensão e dando espaço para o perdão verdadeiro.
Após essa conversa, avalie seus sentimentos e o que sobrou. Se você sentir que perdoou, você estará pronta para seguir em frente, mas se você sentir que ainda ficou alguma mágoa, não se culpe, pois o processo de perdoar pode ser longo. Deixe o orgulho de lado e tente ver toda essa situação como um grande aprendizado. Não precisa se fechar dentro de si e nao permitir que ninguém mais se aproxime. Precisamos ter sempre alguém em quem confiar, para compartilhar nossa vida, nossos sentimentos, sonhos e medos, e precisamos entender que todo mundo um dia vai ser magoado e irá magoar.
Por isso, perdoar é dar basta ao ódio, ao sofrimento e ao ressentimento. É chegar ao entendimento de que odiar só traz coisas negativas e que é perdoando que quebramos o ciclo da dor, transformando-a em vida e esperança. Não tenham medo de dizer “EU TE PERDÔO” e redescubram como é bom viver de alma limpa.
Beijos!
Amanda ([email protected])