Equilibrando a Alimentação

Eu sou o tipo de pessoa que acredita em Papai Noel, porque saio fazendo todoooo tipo de dieta que lançam por aí: da lua, da proteína, da sopa, da USP, francesa… Nesse momento eu tô aderindo a dieta da Tati Bernardi: a dieta do céu! Tô entregando pra Deus! Só assim…

Na verdade, essas dietas todas sempre tem uma coisa boa e muitas funcionam, o problema é que não funcionam por muito tempo. Pra ser pra vida toda tem que ser gostoso, senão não faço, e aí reside o problema!

Esses dias andei pensando, inspirada pela dieta francesa, que infelizmente é aquilo que todo mundo já sabe: o tal do equilíbrio! É preciso equilibrar a alimentação e aprender a comer com prazer. Para isso existem alguns princípios básicos que vou falar agora, tá? E isso serve tanto para quem faz dieta para emagrecer quando para engordar, porque o objetivo é o mesmo: o meio termo!

Inicialmente é preciso adotar uma dieta que privilegie todos os grupos alimentares de forma equilibrada para obter uma alimentação saudável. Dessa forma, é importante adotar uma dieta mais leve e limpa, contendo alimentos ricos em bons carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas ( falarei delas amanhã!).

A dieta precisa ter uma variedade grande de alimentos, pois comer somente um mesmo grupo alimentar gera desequilíbrio, já que o organismo ficará carente de outros nutrientes essenciais.

É essencial que os alimentos sejam frescos e que se evite ao máximo alimentos processados, que tanto prejudicam o organismo. Comam frutas de época, verduras, peixes, grãos integrais e tudo que não contenha corantes e conservantes.

Aprendam a fazer a própria comida…Cozinhar é uma delícia meninas…Criar pratos do nada, com ingredientes naturais e coloridos é sempre muito bom! Eu sei que para quem trabalha fora isso á complicado, mas ó, se até Sabrina Sato leva  a vasilhinha com comida para o trabalho, a gente também pode levar, né? Caso seja inviável, ao menos escolham alimentos mais saudáveis, como saladas, peixes, carne e frango grelhados, dentre outros. Não, lasanha, feijoada, batata frita e molhos condimentados não são saudáveis, viu???

Isso leva a um ponto MUITO importante: é pra alimentar o organismo, não os olhos! Vamos parar com a gulodice de querer comer todas as coisinhas gostosas que encontramos pela frente, porque na maioria das vezes essas coisinhas saborosas são cheias de conservantes e não fazem bem algum ao organismo, ao contrário, só atrapalham e sobrecarregam.

Existem tantas comidas deliciosas que não precisam dessas porcarias que a gente se acostumou a comer, sabe? Comida saudável não precisa  e não deve ser sem graça! Se vocês quiserem posso ensinar trocentas receitas para vocês, é só falar!

Tomem muita água, porque água desintoxica e mantém o organismo (inclusive a pele) hidratado. Além disso, água tira a fome, e muitas vezes não sabemos diferenciar fome de sede, e acabamos comendo quando na verdade o organismo estava pedindo água.

Cuidado com o excesso de álcool, principalmente cerveja… Esse troço dá barriga e celulite e um prazer enorme se tomada geladinha embaixo de um sol escaldante !

Por fim, comam com calma, saboreando cada alimento, comam com prazer, porque isso faz toda a diferença!

Aprenderam? Eu tô tentando! hehehe

Beijos

 Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Equilibrando a Alimentação
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

8 Comments
  1. Crislaine Job disse:

    Eu to ferrada e lascada Juh!
    Eu estou tentando ganhar massa muscular..Academia e suplementos… Mais alimentação é ZERO!! Eu tenho todos os motivos do mundo pra comer errado: Detesto verduras , legumes e vegetais, não tenho tempo algum pra comer devagar e muito menos cozinhas e o pior de tudo, minha família sempre teve péssimos hábitos alimentares!! E quem sofre com isso somos nós mesmo… Eu tenho pele e cabelos ressecados, cabelos frágeis, carência de vitamina D e por ai vai… Como eu queria mudar esse quadro..Mais preciso de tempo pra me dedicar em receitas diferentes que me atraia…

  2. Adorei a dica Ju. Confesso que sou bem gulosa, e tbm estou sempre de dieta…rs, já fiz inúmeras dietas, mas no final sempre volto a engordar. Agora fui ao endocrinologista e estou fazendo uma dieta mais balanceada sob a orientação do médico, e já estou sentindo uma diferença nas roupas. Recomendo a todos!
    Bjs!
    Visitem: http://belasepattys.blogspot.com

  3. Que boooooom, se eu der uma variadinha já dá uma encolhidinha? obaaaaa!!!

    Preciso de uma ajuda com receitinhas sim, pq de 3 anos pra cá engordei 10 kilos pois conhecendo meu namorado comecei a jantar todo dia, aí já eraaaaa!

    Jú Socorro! O que fazer para deixar de jantar d enovo e ficar magrinhA?

  4. Oi ju, por favor mande essas receitas para nós,com coisas simples e saborosas rs…beijos

  5. Silvania Qualinova disse:

    Você poderia me ajudar a divulgar o produto que minha empresa está lançando? É o Beleza Líquida, uma garrafinha com 8 gramas de colágeno, site: http://qualinova.com.br

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