in

Segredos da boa convivência

Oi meninas!

Nós, como seres humanos, somos seres sociais, que precisamos estar sempre nos relacionando e convivendo em grupos, e como somos todos diferentes uns dos outros, às vezes é difícil manter uma convivência saudável. Já que no nosso dia-a-dia temos que lidar constantemente com vários tipos de pessoas, é preciso termos algumas atitudes que nos ajudam a ter uma boa convivência.

Seja no trabalho, na faculdade, com a vizinhança, com os familiares ou com o namorado/marido, é MUITO importante aprender a lidar com as diferenças. Esse é o primeiro passo: deixar o orgulho de lado e compreender que somos todos diferentes e que todos nós temos defeitos, fraquezas e qualidades, nos proporciona TOLERÂNCIA e HUMILDADE. Assim, antes de criticar ou sair apontando erros e defeitos alheios, seja flexível e tente se colocar no lugar do outro.

Um ponto importante, é saber ficar calada pois existem momentos em que o silêncio é a melhor opção. Quando deixamos o orgulho nos dominar e quando achamos que estamos sempre certas, estamos tornando as nossas relações muito mais difíceis. É claro que é importante termos nossas próprias opiniões e temos todo direito de defender o que pensamentos, mas para tudo existe limite. Se você está no meio de uma discussão com alguém e essa pessoa não concorda com o que você diz, aprenda a ceder, pois cada um tem sua forma de ver o mundo e ninguém é obrigado a concordar com ninguém.

Saber ceder não quer dizer que você concorda com a outra pessoa, e sim que você é madura o suficiente para reconhecer a hora certa de ficar calada. Se a outra pessoa é cabeça dura e briguenta, ceda, deixe ela falando sozinha ou diga que essa é a opinião dela, que você tem o direito de discordar assim como ela tem que ter o bom senso de aceitar que existem outras opiniões além da dela. Isso ajuda a manter a paz e, com o tempo, a pessoa vai acabar aprendendo a ceder também.

Além disso, é importante mantermos o bom humor e ter muito jogo de cintura para lidar com situações embaraçosas. Coisas simples, como um BOM DIA, Obrigado, Por favor, Com licença, um sorriso e um aperto de mão fazem toda a diferença bem como elogios sinceros. Um ponto fundamental para ter uma boa convivência é o DIÁLOGO e SABER ESCUTAR, pois nós não temos como adivinhar o que incomoda a outra pessoa e é através da conversa e da escuta que entramos em contato com os pensamentos do outro. Assim, aprendemos a RESPEITAR a individualidade do próximo e sermos respeitadas em nossa própria maneira de ser e agir.

Na verdade, devemos ser eternos praticantes da convivência apaziguadora, ou seja, quando estamos nos relacionando, é preciso deixar de lado apenas os interesses individuais, e APRENDER A FAZER ACORDOS em prol de um bem maior, que é a boa convivência, a harmonia e a durabilidade do relacionamento.

E nem preciso falar de como é importante sabermos lidar com nossas expectativas e com nossas frustrações, né? Isso por que quando exigimos muito do outro e ele não cumpre com o que esperamos dele, nos frustramos e a tendência é gerar brigas e cobranças, o que prejudica a relação.

Portanto, a maior dica é: INVISTA EM AUTOCONHECIMENTO. Nos conhecendo intimamente, tudo fica mais claro e mais fácil, tanto em relação a nos mesmas quanto em relação aos outros.

Beijos meninas!

Amanda ([email protected])

4.3/8 - (77 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Explicação Científica Para O Reiki

Linha Keratinology SEDA