Ele pode estar presente em alimentos que você menos imagina e causar grandes prejuízos quando você menos esperar…
Está certo que é impossível viver sem o açúcar, ou sem aquele docinho depois do almoço de vez em quando, ou até aquela sobremesa no fim se semana. Mas cortar o excessos é essencial para que você se mantenha saudável e livre de doenças que podem aparecer com o tempo devido ao grande consumo de açúcar. Às vezes é difícil pensar a longo prazo, mas neste caso é mais que necessário se atentar aos riscos futuros e, começar desde hoje, a praticar novos hábitos.
O pior acontece quando o sabor doce está presente na rotina diária, isso pode aumentar os riscos de desenvolver doenças como o temido diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade, tipos de câncer específicos e mais complicações, tudo isso por conta do doce de cada dia.
Para ajudar a ver o açúcar com outros olhos e te incentivar a praticar o desapego alimentar, vamos conhecer alguns dos males que ele pode causar à saúde
– Aumenta a barriguinha
E pode ter certeza que não é pouco não. Atenção mulheres, geralmente somos nós quem nos preocupamos mais com este fato. Agora você já sabe por que malha malha, faz regime e a “pancinha” continua ali firme e forte. Ela acomete também crianças e adolescentes, essa é uma das causa da obesidade infantil. O que mais chama atenção é que a gordura se acumula no tronco do corpo, isso pode ocorrer por conta da frutose que aparece nas bebidas industrializadas. Para piorar um pouquinho mais, há grandes chances dessa criança se tornar uma pessoa diabética num futuro próximo.
– Pode prejudicar o seu cérebro
Estudos comprovaram que há uma relação entre o envelhecimento das células e o consumo de glicose. Quando dizemos envelhecimento celular, nos referimos tanto às doenças crônicas quanto aos casos mais simples como rugas. Mas também há o risco de o cérebro sofrer de envelhecimento precoce por cauda do consumo excessivo de açúcar, isso porque uma pesquisa constatou a ligação entre o vilão e deficiências na memória cognitiva e outros.
– Causa doenças do coração
Um estudo recente revelou que há grandes indícios que levam cientistas a acreditarem que o açúcar interfere no bombeamento do coração, o que aumenta as chances de ocorrerem insuficiências cardíacas.
– Nem só do sabor doce vive o açúcar
E quem disse que açúcar só está presente em alimentos adocicados? Para piorar, ele é muito bom mascarado, a gente ingere açúcar sem saber. Portanto, se você é d tipo que só gosta de alimentos salgados e por isso pensa estar livre deste mal, preste atenção em alimentos como molhos para salada, molhos de tomate, biscoitos salgados, pães e água tônica. Leia os rótulos!
– Explicação genética
Talvez o seu vício em doces possa ser explicado pelo seu DNA. Algumas pessoas são realmente viciadas em doces, a explicação está nas alterações genéticas de um hormônio denominado de grelina, ela é responsável por dizer ao cérebro que você está com fome. Numa pesquisa, aproximadamente 580 pessoas participaram do estudo que analisava essas alterações, se houvesse variação no gene a pessoa consequentemente iria consumir mais açúcar e mais álcool.