Não Dormir Envelhece e Engorda!

Sobre Ju Lopes

JULIANA LOPES – Baiana que detesta o calor, advogada, leonina até o último fio de cabelo, hiperativa, escreve sobre quase tudo e é viciada em cosméticos, maquiagem, livros, viagens e boas risadas. Já fez vários cursos, desde Astrologia a Feng Shui, seu hobby é escrever e ela dá pitacooo em tudo aqui no blog. Escreve nas colunas Saúde, Dieta, Beleza, Cabelos, Moda, Tamanho GG, Papo de Mulher, Livros e Tutorial de Maquiagem.

E-mail: Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Visite Minha Página
VER + DICAS

Dormir é uma benção, e só quem, por algum motivo, fica sem dormir, sabe o quanto faz diferença uma boa noite de sono.

Passei muito tempo sem dormir direito, acordando o tempo todo, porque tenho deficiência de melatonina, o hormônio do sono, e só consegui começar a reposição agora, já que a comercialização desse hormônio não é permitida por aqui (Cifras interessam mais que a saúde das pessoas, sabe?) e todas as minhas três compras ficaram retidas e ainda não chegaram. Acabei encontrando com uma pessoa que importa, e na primeira noite que tomei dormi como não dormia havia meses. Dormo tanto e tão bem que acordei com vontade de chorar. Juro!

Black November Ofertas Clique.Aqui

Prometo que ainda essa semana faço um post sobre isso, porque tenho certeza que muita gente passa pelo mesmo problema, mas o “tema” de hoje é sono e beleza, porque quase nada faz tão mal para a beleza do que noites acordadas.

Sim, não dormir deixa a pele pálida, com poros mais dilatados, sem viço, com olheiras profundas e inchadas, e isso a curto prazo, porque a longo prazo a coisa é muito pior, e falo por mim, que ganhei duas marcas enormes (mesmo!) embaixo dos olhos, daquelas que dividem a pele nitidamente, sabe? Mas, com três noites de sono dos bons já comecei a achar que essas marcas estão menos evidentes, vamos ver!

Dez-dicas-para-você-dormir-melhor

GH e Renovação Celular

Quando dormimos o organismo libera GH, que é um hormônio super importante, responsável pelo crescimento e também pela renovação celular, essa bem importante para os adultos.

Se não dormimos, dormimos pouco ou não dormimos direito, essa produção de GH fica comprometida, o que acaba causando perda do tônus muscular e também rugas. E não é só, já que o GH evita o acúmulo de gordura no organismo e melhora, também, o nosso desempenho físico.

Leptina: O Hormônio da Saciedade

Quando falamos em excesso ou perda de peso temos que lembrar da leptina, que é o hormônio da saciedade, e que também é secretado durante o sono. Portanto, quem dorme pouco ou mal não produz as quantidades ideais de leptina, fazendo com que o organismo sinta uma necessidade maior de consumir carboidratos, que se transformam em gordura. Ou seja, além de envelhecer, dormir pouco engorda!

Mais, Muito Mais!

 Tão achando que a coisa para por aqui é? Para não! Quando não dormimos corretamente não conseguimos eliminar de forma eficiente todas as toxinas do nosso organismo, o que prejudica bastante a oxidação das células. Além disso, dormir mal aumenta a secreção dos corticosteróides, que, dentre outras coisas, piora a oleosidade da pele e fazem com que a pele fique desidratada e perca a firmeza.

No mais, quando ficamos sem dormir retemos mais líquido no corpo, e isso significa mais  celulites, inchaço e perda da firmeza da pele.

Simplificando: dormir pouco ou mal envelhece, enfeia e engorda, além de adoecer, é claro, já que não dormir gera algumas alterações metabólicas que afetam o organismo como um todo, desequilibrando-o e  comprometendo seu vigor físico, além de favorecer doenças infecciosas, obesidade, diabetes e hipertensão.

E tudo isso sem falar do mal humor insuportável que ficamos quando dormimos, né? Eu ficava muito estressada, irritada, com dificuldade de concentração, desatenta e muito cansada, coisa que não é muito comum pra uma pessoa ligada na tomada!

posicao-dormir-revela-saude

Quanto Precisamos Dormir por Noite?

Esse é um questionamento bastante comum, e a resposta é depende, pois cada pessoa possui necessidades diferentes, portanto, a quantidade de horas de sono varia de pessoa para pessoa de acordo com o organismo de cada uma. Via de regra, a média é de 8 horas de sono por noite, mas algumas pessoas precisam de menos que isso, enquanto outras precisam de bem mais.

Dormindo mais ou menos que oito horas por noite, o mais importante é que as horas de sono sejam reparadoras, que consigam realmente  fazer com que a pessoa acorde descansada e disposta!

Aqui já já vem outro questionamento: como ter uma noite de sono reparadora?

Pra começar, é preciso cessar o uso de comidas ou bebidas estimulantes, como a cafeína, por exemplo, bem como o cigarro, nas três horas que antecedem o momento de dormir. Assim, se você dorme às 22 hs, não deve consumir estimulantes após às 19 hs, pois isso interfere na qualidade do sono.

É muito importante, também, ter horário certo para dormir e para acordar, já que isso, que parece sem importância, regula os ciclos de vigília e de sono.

Não se pode, também, fazer atividade física antes de dormir. A atividade física deve ser praticada, no máximo, quatro horas antes de dormir, pra não interferir na qualidade do sono.

Outra coisa que a maioria faz e que está errado é transformar o quarto em local de trabalho, em palco de discussões ou em mesa de refeição. Quarto é pra dormir e deve ser guardado pra isso e deve estar relacionado com o descanso, não com o estresses e muito menos pra  brigar com o marido, jantar ou fazer o trabalho pendente.

É importante, antes de se deitar, desligar o celular, a televisão, o tablete, o computador e tudo o mais que possa, de alguma forma, desviar a sua atenção e te manter acordada. Quarto é pra dormir e pra isso precisa ter temperatura adequada, que seja escuro e que não tenha barulho.

Tomar um banho quente, que é relaxante, antes de dormir também ajuda, assim como um leite quente ou chá de camomila. Gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro ou nas têmporas também induzem o relaxamento e o sono.

O uso de remédios tarja preta pra dormir só deve fazer parte da sua vida com acompanhamento médico, pois esses remédios são viciantes e não proporcionam um sono reparador, já que, via de regra, a pessoa apaga, o que é bem diferente de “ter um sono reparador”. É comum, após o uso desses remédios, acordar sem a menor disposição ou ânimo, o que não é nada bom, já que a pessoa fica, praticamente, anestesiada!

Vamos começar a dormir melhor? Acho digno!

Beijos

Ju Lopes

Black November Ofertas Clique.Aqui

Sobre Ju Lopes

JULIANA LOPES – Baiana que detesta o calor, advogada, leonina até o último fio de cabelo, hiperativa, escreve sobre quase tudo e é viciada em cosméticos, maquiagem, livros, viagens e boas risadas. Já fez vários cursos, desde Astrologia a Feng Shui, seu hobby é escrever e ela dá pitacooo em tudo aqui no blog. Escreve nas colunas Saúde, Dieta, Beleza, Cabelos, Moda, Tamanho GG, Papo de Mulher, Livros e Tutorial de Maquiagem.

E-mail: Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Visite Minha Página
VER + DICAS
Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO