Se os alimentos ricos em sal causam danos, e causam, o ideal é apostar em alimentos que possuem efeito antissódio, que são aqueles que reduzem a ação do sal no organismo!
Começando pelas frutas, as mais poderosas nesse quesito são a banana prata, a melancia e a laranja.
A banana prata, assim como o inhame, neutraliza o excesso de sal no organismo devido ao alto teor de potássio, que estimula a excreção do sódio, além de aumentar a vasodilatação.
A melancia, por sua vez, ajuda no combate a retenção de líquidos, já que estimula os rins a excretar os líquidos que estão retidos.
A laranja, que também é fonte de potássio e diurética, combate o inchaço e ajuda o corpo a eliminar líquidos.
Pra combater um dos principais problemas causados pelo excesso de sal, a hipertensão, vale lançar mão do suco de uva e da linhaça.
O suco de uva, que é rico em polifenóis, potencializa a produção de ácido nítrico, o que melhora a circulação.
Já a linhaça é rica em ômega 3, a gordura do bem que maximiza a excreção de sódio, o que acaba influindo positivamente na redução da pressão arterial.
Vale lembrar que o consumo de água também ajuda nesses casos, já que o excesso de sódio é um dos causadores do cálculo renal.
Outra opção interessante –e cara!- é consumir um tipo de sal chamado rosa do Himalaia, que contém uma concentração bem menor de sódio e ainda fornece minerais essenciais ao organismo!
Beijos
Ju Lopes