A terapia bioenergética é uma modalidade de atividade aeróbica que trabalha especificamente a respiração dos seus praticantes através de exercícios físicos que se focam na própria força e na própria resistência ao invés do peso. Os seus movimentos especiais e os seus alongamentos provocam a diminuição gradual ou até mesmo a superação definitiva dos bloqueios emocionais, sejam os mesmos conscientes ou inconscientes, relaxando o corpo e a mente. Além da exercitação do corpo, complementando o que se faz nas academias, melhorando as dores e alongando bem os músculos e as articulações, a terapia bioenergética promove o fluxo da energia vital.
Além da rotina estressante do dia-a-dia, tendo que seguir um ritual diário desde o acordar até o adormecer, questões como, por exemplo, o trabalho, a família, os amigos, a sociedade e o lazer, também oferecem consequências para a energia vital de cada ser humano, trazendo não apenas dores corporais e preocupações, mas também uma aura negativa. Para transformá-la em energia positiva, existe a proposta da terapia bioenergética. As atividades físicas desta modalidade, em conjunto com os movimentos, as respirações e os alongamentos, promovem a modificação da situação atual do praticante, levando-o da raiva ou da tristeza para a contagiante felicidade.
As mulheres e os homens de qualquer idade podem podem praticar a terapia bioenergética, sem contraindicações. Basta que os praticantes queiram que os seus bloqueios emocionais sejam ultrapassados. É possível buscar através da terapia bioenergética uma solução para a baixa auto-estima, para as crises de pânico, para os transtornos obsessivos compulsivos, para os transtornos de personalidade, para a depressão, para a bipolaridade, para a fobia, para os problemas respiratórios, para os problemas neurológicos e para os problemas digestivos. Uma sessão de terapia bioenérgetica, que dura em torno de uma hora, é composta por quatro fases: cristal, massagem, psicoterapia e reiki.
O cristal é um elemento utilizado para fazer massagem terapêutica, curando os males, as doenças e as dores corporais, motivo pelo qual é popularmente conhecido como uma pedra curativa. A massagem em si promove a manipulação dos músculos, das articulações, dos nervos e dos tecidos, combatendo o mau-humor, a autoestima, a ansiedade, a depressão, o nervosismo e a raiva, resultando em equilíbrio, emotividade, relaxamento, tranquilidade e ainda a recarga das energias. A psicoterapia consiste em uma orientação psicológica para problemas emocionais, comportamentais ou cognitivos. Já o reiki trata-se de uma orientação espiritual que promove a harmonia corporal interna ou mental.
Os exercícios corporais da terapia bioenergética acontecem entre as quatro fases, que são o cristal, a massagem, a psicoterapia e o reiki. As atividades corporais são direcionadas para cada praticante e para cada tipo de bloqueio emocional a ser desbloqueado. Estes exercícios corporais são formados por seis etapas, que são diafragma, o peito, o pélvis, as pernas, os pés e o pescoço. Destas seis etapas, o diafragma, em específico, consiste no controle da respiração para melhorar a dicção e a saúde em geral. O foco no peito, por sua vez, consiste em fazer o praticante expressar emoções reprimidas e sentimentos.
Os exercícios de pélvis, por sua vez, auxiliam os praticantes a desbloquearem os seus pudores e os seus problemas sexuais. As pernas e os pés também são trabalhados, em conjunto, para aproximarem o praticante da sua vida social sem maiores transtornos, aliviando o estresse diário, pois é possível até mesmo controlar as doenças e o cérebro a partir dos pés, abstraindo o pensamento. Já o pescoço, através da massagem dos nervos, alivia as tensões, promove o relaxamento, oferece disposição e também oferece bom-humor. Em suma, a terapia bioenergética é tudo o que você precisa após uma carga se rotina, casa e trabalho.