in

Café! Quem consegue ficar sem?

Meninas, quem não gosta de um cafezinho feito na hora? Huuummmmm!!!!! Uma pesquisa desenvolvida por especialistas indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a ter depressão. Essa pesquisa foi desenvolvida com 50 mil enfermeiras e desse total apenas 2.600 deram sinais de depressão. A maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida. A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares da bebida estavam mais propensas a fumar e beber álcool. A pesquisa também concluiu que as consumidoras estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.

A cada pesquisa, o café vem ganhando reconhecimento de que além de gostoso, faz bem à saúde. É uma das bebidas mais consumidas pelo brasileiro. Ele tem um discreto efeito protetor contra o acidente vascular cerebral, o derrame. Também ajuda na concentração e melhora na memória.

A cafeína reduz os níveis de uma proteína chamada “betaamilóide”, que em concentrações elevadas, seria um dos principais estopins para o alzheimer. O cafezinho além de oferecer nutrientes, ele contém substâncias capazes de reduzir os riscos de doenças, como o câncer, nódulos hepáticos, tumores, diabetes tipo II, doença de parkinson, etc.

Além desses benefícios, quais outros o “cafezinho” pode nos trazer? Aumenta a disposição e o estado de alerta, reduz o risco de cirrose hepática, previne cálculo na vesícula, aumenta o desempenho durante o exercício prolongado, ajuda na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos e acelera o metabolismo.

Esses benefícios que o café traz a saúde são decorrentes dos antioxidantes contidos na bebida, que são eles: ácido clorogênico, ácido cafeico, ácido ferúlico, ácido pcumárico, potássio, zinco, ferro, magnésio, minerais, aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos.

Apesar dos benefícios que o café traz, ele ainda é atribuído ao aumento da pressão arterial, estimulador da liberação de ácido clorídrico, podendo causar alterações na mucosa do trato gastrointestinal, principalmente a estomacal e também pode causar insônia em pessoas mais sensíveis, também acidifica o PH podendo levar à perda de massa óssea.  O café também pode aumentar o colesterol, devido a presença de duas substâncias kaweol e cafestol. A bebida também pode diminuir a absorção de vitaminas do complexo B, cálcio e ferro. Os efeitos indesejáveis do café, só ocorrem com o consumo em excesso.

Vale à pena saber que, mesmo o cafézinho tendo alguns benefícios não é recomendado ultrapassar 03 xícaras de café (50 ml) por dia. Fiquem atentas! A indústria do café está investindo muito em marketing  sobre o tema.

Gente, quem não gosta de um cafézinho????

Beijos e bom café!

rogerisampaio@gmail.com

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Hepatite C – Regras de tratamento

Mistura energética e saborosa