Ceias de final de ano – Facilite sua digestão!

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Até o inicio das festas vamos abordar assuntos que podem ser úteis nestas datas, como: dietas, simpatias, opções de roupas, sapatos, penteados dentre outros assuntos que muito nos interessa no final de ano.

Agora vamos falar sobre alguns alimentos e atitudes que auxiliam na digestão. Lembrando que nesta época abusamos nas refeições e na maioria das vezes não são alimentos leves.

Os órgãos que participam da digestão são: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas e fígado. O bom funcionamento desses órgãos é essencial para que você tenha uma boa digestão.

Os Chás

Alguns tipos de chá como: o chá verde, boldo, hortelã, erva-doce e erva-cidreira são compostos por princípios ativos, óleos que aumentam o fluxo do suco gástrico, ajudam na digestão e também atuam na proteção das mucosas, pois são ricos em mucilagens.

O Iogurte

O iogurte contém bactérias saudáveis que repõem a flora intestinal e é um alimento que auxilia no processo digestivo.

Carnes e peixes magros

Na hora de escolher sua carne, escolha frango, peixe ou carnes magras, que são digeridos muito mais facilmente do que um bife. A carne vermelha é mais gordurosa, e, em contrapartida, as carnes magras não aumentam o risco de câncer de cólon.

Alimentos fonte de fibras

São duas fibras existentes, as solúveis e insolúveis. As solúveis (encontradas na aveia, cevada e bagaço de frutas cítricas) e a fibras insolúveis (encontradas em cereais, na casca das frutas, leguminosas, hortaliças).

As fibras insolúveis atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal, evitando assim a prisão de ventre e outras doenças.

As fibras solúveis agem no intestino delgado e estômago, fazem com que a digestão seja mais lenta, proporcionam uma melhora na digestão dos nutrientes, principalmente gorduras e açúcares.

Refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. O fato de tornarem o processo digestivo mais lento, colabora também para que os nutrientes sejam melhor aproveitados.

O Abacaxi

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento intestinal. A laranja também auxilia na digestão.

O Azeite

O azeite também facilita na digestão, pois não te deixa sentir inchada, e ainda serve como lubrificante nos intestinos, facilitando o seu funcionamento.

Coma várias vezes ao dia

Um volume grande de alimento consumido em uma só refeição vai fazer com que a sua digestão seja prejudicada.

Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que o estômago secrete substâncias ácidas para a digestão, e não encontrando o alimento, poderão ocorrer lesões na parede do estômago e causar as úlceras e gastrites. Por isso evite comer demais em uma só vez, coma em intervalos de 3 em 3 horas. Faz toda a diferença!

Evite se deitar após a refeição

A posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão. Depois das refeições é legal também se movimentar, caminhar se possível, mesmo que seja para dar uma volta no condomínio.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Keila Vettorazzo.

Ceias de final de ano – Facilite sua digestão!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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