in

Ceias de final de ano – Facilite sua digestão!

Foto: Reprodução

Até o inicio das festas vamos abordar assuntos que podem ser úteis nestas datas, como: dietas, simpatias, opções de roupas, sapatos, penteados dentre outros assuntos que muito nos interessa no final de ano.

Agora vamos falar sobre alguns alimentos e atitudes que auxiliam na digestão. Lembrando que nesta época abusamos nas refeições e na maioria das vezes não são alimentos leves.

Os órgãos que participam da digestão são: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas e fígado. O bom funcionamento desses órgãos é essencial para que você tenha uma boa digestão.

Os Chás

Alguns tipos de chá como: o chá verde, boldo, hortelã, erva-doce e erva-cidreira são compostos por princípios ativos, óleos que aumentam o fluxo do suco gástrico, ajudam na digestão e também atuam na proteção das mucosas, pois são ricos em mucilagens.

O Iogurte

O iogurte contém bactérias saudáveis que repõem a flora intestinal e é um alimento que auxilia no processo digestivo.

Carnes e peixes magros

Na hora de escolher sua carne, escolha frango, peixe ou carnes magras, que são digeridos muito mais facilmente do que um bife. A carne vermelha é mais gordurosa, e, em contrapartida, as carnes magras não aumentam o risco de câncer de cólon.

Alimentos fonte de fibras

São duas fibras existentes, as solúveis e insolúveis. As solúveis (encontradas na aveia, cevada e bagaço de frutas cítricas) e a fibras insolúveis (encontradas em cereais, na casca das frutas, leguminosas, hortaliças).

As fibras insolúveis atuam principalmente na parte inferior do intestino grosso, aceleram o trânsito intestinal e aumentam o bolo fecal, evitando assim a prisão de ventre e outras doenças.

As fibras solúveis agem no intestino delgado e estômago, fazem com que a digestão seja mais lenta, proporcionam uma melhora na digestão dos nutrientes, principalmente gorduras e açúcares.

Refeições ricas em fibras exigem melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. O fato de tornarem o processo digestivo mais lento, colabora também para que os nutrientes sejam melhor aproveitados.

O Abacaxi

O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento intestinal. A laranja também auxilia na digestão.

O Azeite

O azeite também facilita na digestão, pois não te deixa sentir inchada, e ainda serve como lubrificante nos intestinos, facilitando o seu funcionamento.

Coma várias vezes ao dia

Um volume grande de alimento consumido em uma só refeição vai fazer com que a sua digestão seja prejudicada.

Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que o estômago secrete substâncias ácidas para a digestão, e não encontrando o alimento, poderão ocorrer lesões na parede do estômago e causar as úlceras e gastrites. Por isso evite comer demais em uma só vez, coma em intervalos de 3 em 3 horas. Faz toda a diferença!

Evite se deitar após a refeição

A posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão. Depois das refeições é legal também se movimentar, caminhar se possível, mesmo que seja para dar uma volta no condomínio.

Espero que tenham gostado!

Até a próxima!

Keila Vettorazzo.

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Esmaltes inovadores!

Dieta para 2013 – Parte II