Colágeno é Bom Mesmo?

Muito já se falou por aqui sobre o colágeno, mas no verão a quantidade de perguntas sobre o assunto aumenta, então achei melhor fazer um post sobre.

Colágeno: O Que É?

O colágeno nada mais é que uma proteína que representa mais ou menos 33% da proteína presente no nosso organismo, sendo, portanto, essencial para nossas cartilagens, tecidos, sistema esquelético, pele e cabelos, dentre outras coisas.

Todas as pessoas precisam de colágeno, e, para as fanáticas por beleza, aqui vai um recado: ele é fundamental para a manutenção do tônus muscular e  da firmeza da pele! Acontece que, a partir dos 25 anos, em média, a produção de colágeno começa a diminuir, o que aumenta a necessidade de uma possível suplementação, já que é nessa fase que a pele começa a dar os primeiros sinais de envelhecimento.

Quando chegamos aos 50 anos, o nosso organismo só consegue produzir 35% do colágeno necessário, sendo que essa é, supostamente, uma das causas do envelhecimento, da redução da densidade dos ossos, da flacidez cutânea e muscular e  da perda de força dos ligamentos e articulações.

Além disso, há uma redução na espessura do fio capilar e, por isso, o cabelo perde o viço, a força e o brilho. A pele, contudo, é quem mais sofre, pois perde elasticidade, o que significa mais flacidez e rugas.

timthumb

Como Repor o Colágeno?

A reposição do colágeno pode ser feita  por meio da alimentação ou da suplementação. De modo geral, os alimentos  de origem animal, como as carnes vermelhas, os frangos e os peixes, são boas fontes de colágeno, mas não dá para, só com a alimentação, suprir, após determinada idade, onde há a perda constante, as necessidades do organismo.

Já existem no mercado centenas, senão milhares, de produtos a base de colágeno, e abaixo falaremos do colágeno hidrolisado, que é um tipo “especial” de colágeno.

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado difere do “tradicional”, dentre outras coisas, pelo fato de não formar “gel”, o que o torna mais fácil de ser consumido, já que pode ser misturado com vários alimentos sem alterar a textura e, principalmente, o gosto deles.

Sustenta-se que com a suplementação de colágeno hidrolisado o organismo  consiga manter uma quantidade adequada de massa muscular, sendo, ainda, um importante aliado no combate a flacidez tecidual, as estrias e  as rugas, tornando-se, quando combinado com a atividade física, uma fonte protéica que consegue sintetizar massa magra, o que garante a aparência mais jovem.

Já faço um post específico sobre o colágeno hidrolisado, explicando as diferenças entre ele e o colágeno “normal” e mostrando os pontos positivos e negativos.

A Gelatina

A gelatina é  livre de carboidratos e gorduras e contém cerca de 90% de proteínas, tendo a capacidade de formar uma espécie de gel chamado “termo-reversível”, o que, simplificando, significa que ela pode ser convertida em solução sólida ou líquida através do aquecimento.

Assim, como boa fonte de colágeno, a gelatina é útil para a saúde das cartilagens, dos ossos, da pele e do cabelo.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Colágeno é Bom Mesmo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.