Como Anda Seus Níveis de Vitamina D?

A pergunta parece boba e é uma pena que muita gente não vá ler esse post, porque se elas soubessem da importância dessa vitamina e de como é  comum a sua deficiência, leriam.

A vitamina D controla, em média, 200 genes no nosso organismo, de forma direta ou indireta. Ou seja, é poder puro. Acontece que vivemos uma verdadeira epidemia mundial de hipovitaminose D, o que complica milhares de coisas no nosso organismo.

Trata-se, em verdade, de um nutriente essencial que entra naturalmente no corpo por meio da pele e eu mesma, que tomo meus vários minutinhos de sol às 5 da manhã no passeio com Ozzynho tenho, e em grau elevado, e esse é, aliás, um dos fatores que está me fazendo engordar. Sim, hipovitaminose D não só faz engordar como está relacionada à obesidade.

Mas, de onde obtemos vitamina D? Principalmente da exposição ao sol, mas também dos alimentos (óleo de fígado de bacalhau, , atum sardinha, salmão, gema de ovo, cogumelos) e dos suplementos de vitamina. Contudo, as fontes alimentares não são o bastante, muito menos os suplementos, e precisamos de ao menos 15 minutos diários de sol direto para que a radiação UVB consiga converter um precursor em pré-vitamina D, que é transformada em vitamina D.

7be82e44a0c471c83e1c9016aa954245

Cada dia mais existem novos estudos sobre o impacto do baixo índice de vitamina D no organismo e a sua relação com inúmeras doenças, como o câncer, as doenças ósseas, a artrite reumatoide, doenças cardíacas, doenças autoimunes e muitas outras. Muito dessa epidemia está, também, relacionada com o temor em relação à exposição solar, que pode causar câncer de pele e envelhecimento precoce, além de manchas, rugas e outras coisas mais. Só que é preciso ponderar as coisas e saber dosar os níveis corretos de exposição solar e de proteção solar, para evitar problemas desnecessários.

É importante ressaltar que alguns fatores impedem que se alcance níveis aceitáveis de vitamina D, e um deles é a cor da pele. Via de regra, a pele negra teve sua evolução na África Equatorial, onde de tem sol intenso o ano todo, com exposição aos raios solares durante todo o ano, o que impede que ocorra hipovitaminose D. Só que o mundo hoje não é mais dividido como era anteriormente, e as pessoas de pele negra vivem em todos os continentes, o que, para eles, pode ser um problema quando residem em locais de pouco sol devido a grande quantidade de  melanina que possuem, que é um protetor natural da pele, o que faz com que eles produzam uma quantidade menor de vitamina C.

Acho importante alertar sobre isso e mais ainda, orientar para que nos próximos exames vocês peçam aos seus médicos que solicitem o exame que detecta os níveis de vitamina D no sangue para analisar se há ou não a carência desse nutriente no seu organismo, carência essa que causa inúmeros problemas, como doenças ósseas, fraqueza muscular, excesso de peso, cansaço e fraqueza, dente outros, sobre os quais falarei em um outro post

Beijos

Ju Lopes

 

Como Anda Seus Níveis de Vitamina D?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.