Como Controlar a Cólica sem Usar Remédios?

Eu já sofri muitooo com cólicas. Muito. Sofri tanto que a única vontade que tinha era de esganar quem perguntasse o que eu estava sentindo. É, a minha cólica era tamanha que me deixava agressiva (quem não fica???), mas, graças aos céus (Elsimar Coutinho, te amo!) hoje não tenho mais nada disso.

São pouquíssimas as mulheres que não sentem cólicas, porque a grande maioria sofre, em graus variados. Para algumas, a dor é leve, e para outras a coisa é tão insuportável que o hospital é o único destino certo!

Por Que Sentimos Cólica?

Quando o óvulo  deixa de ser fecundado, os níveis de estrógeno e de progesterona reduzem e, com isso, o endométrio começa a descamar, o que é natural. Só que para que ele possa ser expelido da parede do útero, o corpo acaba se “contraindo”, e quanto mais fortes forem às contrações, maiores serão as dores.

Captura de tela inteira 27032013 203421

Sim, a cólica é normal, é uma reação do organismo, mas se for muito forte pode ser sintoma de endometriose e mioma, por exemplo, e nesses casos, o ideal é procurar um ginecologista.

Vejam abaixo como aliviar a cólica sem o uso de remédios, já que muita gente não gosta de usá-los.

Alguns chás, como o de camomila e o de erva doce, são ótimos nesses casos, pois reduzem os espasmos musculares e são anti-inflamatórios. Alimentos ricos em ômega 3, ou mesmo o ômega 3 em cápsulas, óleo de prímula, alimentos fibrosos e água ajudam bastante.

A água e as fibras ajudam porque fazem o intestino funcionar corretamente, o que impede a compressão do abdômen.

Além do chá, o óleo essencial de erva-doce é ótimo para reduzir as dores causadas pelas cólicas, pois é rico em anetol, uma substância potente que reduz as contrações. Ele é indicado para massagens locais e pode ser usado por qualquer pessoa.

As massagens, aliás, também ajudam a controlar o problema, sobretudo se forem feitas com óleos como o citado acima, o de alfazema ou de lavanda.

Se a dor for muito forte, um chá feito com camomila, hortelã e valeriana reduzem bastante a dor.

Existem alimentos e bebidas que precisam, também, ser evitados, como os ricos em cafeína, os refrigerantes e os chocolates, que pioram a contração.

As compressas, bolsas e os banhos de água quente também são um santo remédio, já que acabam estimulando a vasodilatação local, o que alivia a dor e ajuda a relaxar.

Algumas atividades físicas são ótimas nesses casos, pois ajudam o organismo a liberar endorfinas, que têm ação analgésica  e aliviam a dor. Ioga, caminhada e exercícios mais leves são os mais indicados.

A acupuntura é outra que, comprovadamente, é eficaz nesses casos, e já falei disso por aqui, mas ela é mais eficaz na chamada cólica primária, que é aquela típica do período menstrual e não está relacionada a nenhuma doença. Quando a cólica está relacionada a doenças, o melhor é sempre procurar um ginecologista de confiança e começar a tratar o problema antes que a coisa se agrave!

Beijos

Ju Lopes

Como Controlar a Cólica sem Usar Remédios?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.