Ahhh essa bendita, que sempre chega no dia seguinte!
Para curar a ressaca existem várias dicas que funcionam, dentre as quais a da torrada queimada, da aspirina, das frutas, dos ovos… Vamos falar de cada uma, certo?
Os pinguços de plantão afirmam que uma torrada queimada acaba com a ressaca, e a coisa tem sim fundamento, já que o carbono presente na parte queimada filtra as impurezas do álcool.
A dica do ovo é uma das mais eficazes, isso porque quando a gente bebe é gerada uma toxina chamada etanal, que é fruto de uma reação do alcool no corpo humano.
Essa toxina é uma das grandes responsáveis pela ressaca, já que causa dores de cabeça, tonturas e enjoos. Pra que o organismo libere o etanal é preciso consumir cisteína, que é encontrada no ovo, mas também na cebola, na pimenta e no brócolis.
A dica das frutas, sobretudo as mais doces, também é eficaz pois a frutose, que é o açúcar das frutas, acelera o processamento do álcool pelo corpo.
Água de coco e isotônicos também ajudam muito, pois repõem líquido, sódio e potássio, que são eliminados em grandes quantidades na urina quando a gente está bebendo.
É muito importante ingerir bastante água para reidratar o organismo e combater o efeito diurético do álcool.
Muita gente costuma tomar aspirina pra combater a dor de cabeça causada pela ressaca, mas é preciso tomar cuidado com esse costume, já que a aspirina (ácido acetilsalicílico) em conjunto com o álcool pode ocasionar hemorragias e irritação na mucosa gástrica.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE