Todo mundo quer ter a saúde em dia e quer viver mais e melhor, certo? Pois essa tarefa é relativamente fácil, desde que tenhamos alguns cuidados. Vejam alguns deles:
1. Coma Direito!
A alimentação é mesmo a base de tudo na nossa vida, desde a beleza até a saúde e a qualidade de vida, e comer bem, de forma equilibrada, privilegiando os alimentos certos, é a melhor dica pra ter uma vida de saúde e bem estar! É preciso ter cuidado com o que colocamos no prato, com o que consumimos, e precisamos mesmo evitar ao máximo os alimentos ricos em gorduras saturas, em açúcar e em sódio, o trio que está relacionado com inúmeras doenças, como derrames, obesidade, infarto, hipertensão e câncer, dentre muitas outras.
O melhor é investir em alimentos do bem, que ajudem na saúde do organismo, aumentando a resistência do sistema imune e promovendo a saúde geral. Frutas e verduras são especialmente indicadas e devem ser consumidas diariamente, assim como as oleaginosas, como avelãs, amêndoas, nozes, castanhas e pistache, pois essas oleaginosas podem reduzir os riscos cardíacos em até 39%, o que é uma vantagem considerável! Esse tipo de alimento é rico em gorduras do bem, sobretudo em ômega 3, que agem reduzindo a inflamação, impedindo a formação das placas de gorduras que obstruem as artérias e levam também a queda do colesterol ruim. O consumo de outros alimentos ricos em ômega 3, como peixes (sardinha, atum, etc) também é recomendado.
2. Esqueça o Cigarro!
Você fuma? Pois está mais do que na hora de apagar esse vício! O cigarro é um veneno pra beleza e pra saúde, já que causa inúmeros males e doenças, comprometendo a qualidade de vida e o bem estar. Pior, quando você fuma afeta não só a sua qualidade de vida, mas a qualidade de vida (e saúde!) de quem está ao seu redor. Estudos recentes demonstraram que quem fica exposto a fumaça do cigarro tem 50% mais de risco de ter algum sofrimento psicológico. Sim, os fumantes passivos também sofrem, e existem suspeitas de que eles tenham até 40% mais chances de desenvolver sinusite crônica.
Já que o fumo causa tanto mal, que tal tentar, aos poucos, ir parando pra não prejudicar a si mesma e as pessoas ao redor, inclusive filhos, maridos, irmãos, pai e mãe? Só pra vocês terem uma ideia, o fumo causa mais de 200 mil mortes por ano aqui no Brasil, de forma direta e indireta. É um número bem alto, não é mesmo?
3. Durma Melhor!
Já fiz muitos posts aqui sobre a importância do sono, de dormir direito, de ter uma noite de sono reparadora, e volto a bater na tecla, porque repor as energias é essencial pra uma maior qualidade de vida e pra uma saúde equilibrada. Estudos já revelaram o que era óbvio, que dormir bem é um dos segredos da longevidade. Só que dormir bem não é dormir muito, é dormir o quanto seu corpo precise, e isso varia de pessoa pra pessoa, e, mais que isso, é preciso que esse sono seja reparador, que você acorde descansada e renovada, porque de nada adianta, por exemplo, dormir 10 horas todas as noites se o sono é agitado ou se não é profundo.
Caso tenha algum tipo de dificuldade em dormir, procure ajuda médica pois isso não é normal e não deve ser tolerado. Eu mesma tive esse problema e descobri que era deficiência de melatonina, e desde que comecei a repor, numa mais tive problemas, o que melhorou consideravelmente a minha vida, porque sem dormir eu ficava irritada e não rendia nada!
4. Pratique Esportes!
Assim como se alimentar bem é essencial pra viver melhor, a prática de exercícios também é! A atividade física, seja ela qual for, faz um bem enorme para o organismo e a lista de benefícios só cresce! Quem não pratica esportes, quem é sedentário tem muito mais chances de desenvolver problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e muitas outras, além de ter bem menos disposição, ânimo e energia.
E falta de grana não é justificativa pra não fazer atividade física, afinal, pra andar ou dançar, por exemplo, você não precisa pagar nada, não é mesmo? Não tem tempo? Então trate de subir mais escadas e fazer mais coisas a pé, pois isso também ajuda! Ah, e além de melhorar a saúde e a qualidade de vida, a prática de atividade física deixa o corpo mais bonito e melhora o humor. Melhor impossível!
5. Mantenha o Peso Equilibrado!
Não dá pra querer ter a saúde em dia e uma vida longa com a balança oscilando o tempo todo, né? É muito importante que o peso se equilibre, e pra isso uma alimentação saudável, rica em frutas, fibras e verduras, bem como a prática de atividade física, é essencial. Tanto o sobrepeso quanto a obesidade aumentam o risco de muitas doenças, como, por exemplo, a hipertensão, a diabetes e o derrame, e isso sem falar que esses fatores atrapalham a vida e geram uma queda fenomenal na qualidade de vida. E isso, claro, sem falar no aspecto psicológico, que também é um problema!