Categories: Saúde

Como Ter Mais Saúde E Mais Qualidade de Vida!

Todo mundo quer ter a saúde em dia e quer viver mais e melhor, certo? Pois essa tarefa é relativamente fácil, desde que tenhamos alguns cuidados. Vejam alguns deles:

1. Coma Direito!

A alimentação é  mesmo a base de tudo na nossa vida, desde a beleza até a saúde e a qualidade de vida, e comer bem, de forma equilibrada, privilegiando os alimentos certos, é a melhor dica pra ter uma vida de saúde e bem estar!  É preciso ter cuidado com o que colocamos no prato, com o que consumimos, e precisamos mesmo evitar ao máximo os alimentos ricos em gorduras saturas, em açúcar e em sódio, o trio que está relacionado com inúmeras doenças, como derrames, obesidade, infarto, hipertensão e câncer, dentre muitas outras.

O melhor é investir em alimentos do bem, que ajudem na saúde do organismo, aumentando a resistência do sistema imune e promovendo a saúde geral. Frutas e verduras são especialmente indicadas e devem ser consumidas diariamente, assim como as  oleaginosas, como avelãs, amêndoas, nozes, castanhas e pistache, pois essas oleaginosas podem reduzir os riscos cardíacos em até  39%, o que é uma vantagem considerável! Esse tipo de alimento é rico em gorduras do bem, sobretudo em ômega 3, que agem reduzindo a inflamação, impedindo a formação das placas de gorduras que obstruem as artérias e levam também a queda do colesterol ruim. O consumo de outros alimentos ricos em ômega 3, como peixes (sardinha, atum, etc) também é recomendado.

2. Esqueça o Cigarro!

Você fuma? Pois está mais do que na hora de apagar esse vício! O cigarro é um veneno pra beleza e pra saúde, já que causa inúmeros males e doenças, comprometendo a qualidade de vida e o bem estar. Pior, quando você fuma afeta não só a sua qualidade de vida, mas a qualidade de vida (e saúde!) de quem está ao seu redor. Estudos recentes demonstraram que quem fica exposto a fumaça do cigarro tem 50% mais de risco de ter algum sofrimento psicológico. Sim, os fumantes passivos também sofrem, e existem suspeitas de que eles tenham até 40% mais chances de desenvolver sinusite crônica.

Já que o fumo causa tanto mal, que tal tentar, aos poucos, ir parando pra não prejudicar a si mesma e as pessoas ao redor, inclusive filhos, maridos, irmãos, pai e mãe? Só pra vocês terem uma ideia, o fumo causa mais de 200 mil mortes por ano aqui no Brasil, de forma direta e indireta. É um número bem alto, não é mesmo?

3. Durma Melhor!

Já fiz muitos posts aqui sobre a importância do sono, de dormir direito, de ter uma noite de sono reparadora, e volto a bater na tecla, porque repor as energias é essencial pra uma maior qualidade de vida e pra uma saúde equilibrada. Estudos já revelaram o que era óbvio, que dormir bem é um dos segredos da longevidade. Só que dormir bem não é dormir muito, é dormir o quanto seu corpo precise, e isso varia de pessoa pra pessoa, e, mais que isso, é preciso que esse sono seja reparador, que você acorde descansada e renovada, porque de nada adianta, por exemplo, dormir 10 horas todas as noites se o sono é agitado ou se não é profundo.

Caso tenha algum tipo de dificuldade em dormir, procure ajuda médica pois isso não é normal e não deve ser tolerado. Eu mesma tive esse problema e descobri que era deficiência de melatonina, e desde que comecei a repor, numa mais tive problemas, o que melhorou consideravelmente a minha vida, porque sem dormir eu ficava irritada e não rendia nada!

4. Pratique Esportes!

Assim como se alimentar bem é essencial pra viver melhor, a prática de exercícios também é! A atividade física, seja ela qual for, faz um bem enorme para o organismo e a lista de benefícios só cresce! Quem não pratica esportes, quem é sedentário tem muito mais chances de desenvolver problemas como obesidade,  diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares  e muitas outras, além de ter bem menos disposição, ânimo e energia.

E falta de grana não é justificativa pra não fazer atividade física, afinal, pra andar ou dançar, por exemplo, você não precisa pagar nada, não é mesmo? Não tem tempo? Então trate de subir mais escadas e fazer mais coisas a pé, pois isso também ajuda! Ah, e além de melhorar a saúde e a qualidade de vida, a prática de atividade física deixa o corpo mais bonito e melhora o humor. Melhor impossível!

5. Mantenha o Peso Equilibrado!

Não dá pra querer ter a saúde em dia e uma vida longa com a balança oscilando o tempo todo, né? É muito importante que o peso se equilibre, e pra isso uma alimentação saudável, rica em frutas, fibras e verduras, bem como a prática de atividade física, é essencial. Tanto o sobrepeso quanto a obesidade aumentam o risco de muitas doenças, como, por exemplo, a hipertensão, a diabetes e o derrame, e isso sem falar que esses fatores atrapalham a vida e geram uma queda fenomenal na qualidade de vida. E isso, claro, sem falar no aspecto psicológico, que também é um problema!

6. Se Acalme!

Quem vive estressado, irritado e nervoso não pode viver bem, né? O estresse é um mal terrível, porque afeta de forma direta a nossa qualidade de vida e interfere em vários setores da vida, podendo, ainda, estar relacionado com o surgimento de doenças, e quanto mais alto for o nível do estresse, maiores são os riscos para a saúde física e emocional da pessoa. Além disso, o estresse atua como fator de risco para várias doenças, inclusive doenças do coração. Dessa forma, é essencial controlar os níveis de estresse, e nisso a atividade física ajuda! Dormir bem também ajuda, assim como tirar um tempo pra você, pra se dedicar a algo que você goste, que te relaxe, que te faça bem.
Todas essas dicas são importantes e devem ser seguidas, mas ninguém pode esquecer que ter amigos, ter uma vida social ativa e saudável, sorrir mais, encarar a vida com otimismo e humor, também ajudam!
Como Ter Mais Saúde E Mais Qualidade de Vida!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Benefícios do Óleo de Linhaça e do Óleo de Peixe
Os Medos na Menopausa
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

9 minutos atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

7 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

2 semanas atrás