O HPV, ou papiloma vírus humano, é um vírus que pode causar desde verrugas na pele até câncer do colo do útero.
Ele pode ser dividido em dois grandes grupos: grupo de baixo e grupo de alto risco.
Essa divisão depende da sua associação com o desenvolvimento de câncer genital, sendo que os de baixo risco geralmente são encontrados nas verrugas genitais e os de alto risco no câncer de colo uterino, vagina, vulva e ânus.
Existem, na verdade, mais de 100 tipos de HPV, sendo que os encontrados nas regiões genitais são transmitidos por via sexual e não se espalham pelo resto do corpo.
Já os tipos que causam verrugas em áreas não genitais não atingem as áreas genitais e nem causam alterações nas células do útero.
O HPV transmitido por via sexual é bastante comum, mas na maioria dos casos o sistema imunológico das mulheres mantém o vírus sob controle ou o elimina, sendo que são poucos os casos em que há alterações celulares.
Na maioria dos casos, o HPV não apresenta sintomas, o que torna difícil identifica-lo.
No caso de aparecerem sintomas, os mais comuns são verrugas externas e coceiras vaginais.
Quando o HPV evolui e ocasiona câncer uterino, podem ocorrer sangramentos e corrimentos com cheiros fortes.
Por causa dessa ausência de sintomas é ainda mais importante realizar o exame Papanicolau, que identifica as alterações nas células uterinas, permitindo uma identificação precoce dessas alterações, o que previne o câncer uterino.
A infecção causada pelo HPV tende a ser eliminada em um ou dois anos.
É essencial ressaltar que não existe tratamento para o vírus, mas há opções de tratamento para os problemas causados pelo vírus.
Atualmente, existe vacina contra o HPV, que previne a infecção do HPV tipo 6, 11, 16 e 18, que são os principais tipos de HPV.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE