in

Cuidado com a dengue

Foto reprodução

Não adianta, verão combina com dengue… É inevitável, chega essa estação do ano e os focos do mosquito Aedes Aegypti aumentam consideravelmente. As chuvas e o lixo acumulado são fatores mais do que propícios para as fêmeas depositarem seus ovos, e estes se desenvolvem em ambiente úmido, ou seja, na água parada (de preferência limpa).
Dentre os sintomas, existem vários tipos, e estes se manifestam de acordo com a gravidade sendo, dengue clássica (a mais branda), febre hemorrágica da dengue ou síndrome do choque da dengue, sendo esta a forma mais grave da dengue hemorrágica, podendo levar inclusive a morte. Existem casos ainda em que a dengue pode ser assintomática.

Sendo que, independentemente da gravidade, os sintomas iniciais são parecidos com os de uma simples gripe, dores de cabeça, dores nas articulações, dores nos olhos, febre alta, fraqueza, diminuição do apetite, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, o que faz com que muitas pessoas confundam as doenças.
Os sinais de alerta para as formas mais graves são, vômitos, dores abdominais, tontura, queda de pressão, falta de ar, perda de líquidos e sangramento.
Com relação ao tratamento não existe um especifico, o recomendado é beber bastante liquido, ingerir alimentos leves e manter repouso enquanto não passarem os sintomas, só ingerir medicamento com prescrição médica, sendo que nos casos graves o paciente pode precisar ser internado.

A prevenção é relativamente simples, depende de cada um de nós, sendo que, a maioria das pessoas sabe como prevenir, mas nunca é demais relembrar:
– Não acumular água em lixo, como latas, pneus e garrafas.
– A caixa d’água deve estar sempre bem fechada.
– Lavar bem e com frequência vasos de plantas, e aplicar areia em volta do pratinho, pra não cumular água.

São atitudes simples e imprescindíveis pra que a dengue não vire epidemia. Se todos fizerem sua parte, a doença não vai fazer vítimas.

Beijos

Lili Nascimento
E-mail: lilinems1@hotmail.com

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Maquiagem de carnaval…

Dicas para a hora de suar a camisa…