A cada dia que passa as pessoas estão mais estressadas, e não é pra menos, já que a correria do dia a dia, com tantas obrigações e funções diferentes deixa qualquer um de “cabelo em pé”!
Pois pra domar essa fera, confiram as dicas abaixo:
1. Durma Bem!
Dormir é um santo remédio, sabia? Dormir bem, ter um sono reparador, é revigorante pro corpo e pra alma. Uma noite bem dormida é sinônimo de disposição, é pré-requisito pra mandar o cansaço e também o estresse para bem longe. Quando dormimos, o organismo produz melatonina, um hormônio do bem que, dentre outras coisas, possui ação antioxidante que combate os radicais livres e aumenta a sensação de bem estar e de relaxamento, o que, claro, mantém o estresse longe.
2. De Olho Na Serotonina!
A serotonina é a substância do bem-estar, e quanto melhor nos sentimos, menos o estresse ataca, não é mesmo? Pois bem, a ideia aqui é apostar em alimentos que estimulem da produção de serotonina! Boas apostas são a banana e o abacaxi, duas frutas do bem, pouco calóricas e super nutritivas! Além de apostar nos alimentos certos, fuja dos errados, ou seja, dos alimentos com alto índice glicêmico, já que eles dão um super pique, só que passageiro, o que nos faz comer mais e engordar. E poucas coisas são tão estressantes como engordar, né?
3. Tome Bastante Líquido
É preciso ingerir diariamente a quantidade recomendada de água pra manter o organismo hidratado e também para evitar as crises de cefaléia. A quantidade recomendada varia de acordo com idade e peso, mas a média de consumo diário deve ficar em, em média, dois litros de água. Ah, e tem que ser água, pois somente ela hidrata 100% o nosso organismo.
4. Altas doses de triptofano
O triptofano é essencial pra sensação de bem-estar, vez que é ele o precursor da serotonina. Via de regra, ele está presente em bons níveis em alimentos ricos em vitamina B e B6. Alimentos como soja, grão de bico,lentilha, abacate, leite e iogurte desnatados, queijos diversos, lombo de porco, presunto de porco, pães e cereais integrais, gérmen de trigo, feijão e levedo de cerveja, dentre outros. Vale ter o cuidado de não ingerir bebida alcoólica quando ingere esse tipo de alimento, vez que o álcool interfere na absorção das vitaminas do complexo B, assim como os alimentos ricos em cálcio, que também interfere na absorção do cálcio.
5. Capriche na Vitamina C
Ingerir alimentos ricos em vitamina C é de suma importância nesses casos vez que a alta presença de ácido ascórbico faz com que a absorção das vitaminas do complexo B seja potencializada, e isso significa mais triptofano e mais bem estar. Além disso, esses alimentos ajudam também a melhorar a absorção do ferro, que participa ativamente do transporte de oxigênio nas células e combate o cansaço. Aposte, então, nas frutas cítricas, kiwi, pimentão, brocólis, acerola, mamão, goiaba, salsinha, couve-flor e repolho, dentre outras.
São dicas fáceis e simples de serem seguidas, mas que dão resultado e afastam o estresse!