in

Disfunções sexuais

Meninas, vocês sabem o que signifca Disfunções sexuais? Não?????????  São problemas que atrapalham ou impedem a relação sexual, normalmente têm tratamento médico e podem ocorrer tanto em mulheres quanto nos homens. Seguem alguns exemplos dos problemas.

É comum ocorrer com o casal a anorgasmia, que é a dificuldade em atingir o orgasmo, ainda que a pessoa esteja com desejo sexual. Até 70% dos casos ocorrem com mulheres. Na maioria das vezes, é causada por aspectos psicológicos,  mas em 5% dos casos pode ter relação com doenças, disfunções hormonais, drogas psicoativas (substâncias que agem no sistema nervoso central), dores na relação e álcool. Em situações raras, pode ser causada pela mal formação congênita e hipertrofia dos pequenos lábios. O tratamento é realizado com terapias, redução sexual e tratamento das doenças relacionadas.

O desejo sexual hipoativo, trata-se da diminuição ou ausência do desejo e de fantasias sexuais. Pode ser causado por desequilíbrio hormonais, nódulos, infecções genitais ou pela utilização de remédios que diminuam o apetite sexual. O tratamento é realizado por meio de terapia e avaliação dos sintomas.

A aversão sexual, é uma sensação de medo, repulsa e perigo quando o assunto é sexo. Os sintomas são, pânico, suor excessivo, náuseas e até falta de ar. Pode ser causada por traumas passados. O tratamento é voltado para o acompanhamento psicológico.

O transtorno de excitação, é caracterizado pela incapacidade de manter a lubrificação vaginal e a turgescência (aumento de volume por osmose de uma célula) durante o ato sexual. Com isso, a mulher não se excita. As causas podem ser físicas ou psicológicas, como depressão, alcoolismo, alterações no sistema nervoso, medicamentos, infecções da bexiga ou vagina, insensibilidade causada pela diabetes, endormetriose (doença que atinge as mulheres em idade reprodutiva) ou deficiências estrogênicas, estresse ou transtornos da tireoide. O tratamento pode ser realizado por meio de antibióticos, terapia, reposição hormonal e exercícios pélvicos.

A dispareunia, é a dor causada durante o ato sexual. Pode estar relacionada a fatores psicológicos, mas grande parte dos casos têm ligação com alterações anatômicas, lesões na vulva, atrofia da vulva, falta de lubrificação, uso de medicamentos, menopausa, infecções, inflamações, endometriose, retroversão uterina, doenças nas trompas e ovários e aderências pélvicas. O tratamento varia de acordo com a causa.

Vaginismo, é caracterizado pela contração involuntária dos músculos do períneo, impedindo assim a penetração. Pode ser causado por traumas, como estupro ou medo da relação, ou por endometriose e infecções vaginais. O tratamento pode ser realizado com terapia psicológica e administração de medicamentos quando o problema é orgânico.

Disfunção erétil, é a incapacidade de manter a ereção. Pode ser causado por problemas psicológicos ou questões vasculares, neurológicas e hormonais, além do uso de drogas. O tratamento é feito a partir de acompanhamento psicológico e administração de medicamentos que agem no relaxamento do órgão sexual masculino aumentando a passagem do sangue ou no sistema nervoso central.

E a ejaculação precoce, é quando ocorre o gozo muito pouco tempo após o início do ato sexual. É comum em homens jovens ou com abstinência sexual prolongada. Dificilmente é causada por problemas fisiológicos, como a prostatite aguda (inflamação da próstata) ou esclerose múltipla (doença neurológica crônica). As causas mais comuns vêm da ansiedade, aumento da sensiblidade peniana e primeira experiência sexual. O tratamento pode ser realizado com medicamentos ou ainda pela técnica cognitiva comportamental, que consiste em exercícios como a compressão da glande (parte sensível do órgão sexual masculino), posições sexuais e da dispersão da atenção e do pensamento.

Meninas, espero que tenham compreendido!

Beijos, Rogéria.

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Profissão Miss

Verão É Tempo De…Micose (Pano Branco e Impigem)