Verão É Tempo De…Micose (Pano Branco e Impigem)

ÔOO título feio! ÔO tema chato! Mas, se acontece, a gente tem que falar né?

As micoses são doenças infecciosas e causadas pelos fungos, aqueles bichinhos microscópicos que se desenvolvem facilmente em ambientes quentes e úmidos.

Quente a úmido é a cara do verão né? E é por isso que nessa época do ano é mais comum o surgimento e a propagação da micose. Sim, porque além de incômodas e feias, elas são altamente contagiosas.

Existe um tipo de micose, a pitiríase versicolor, causada pelo fungo malazessia furfur, que é bastante comum no verão. Ela provoca aquelas manchinhas brancas e redondas nas costas, nos braços e em todo o tronco, e por isso é conhecida como “pano branco”.

2011 12 292 - Verão É Tempo De...Micose (Pano Branco e Impigem)

Ela aparece mais no verão por causa do calor, que aumenta a transpiração e deixa o ambiente propício para a proliferação do fungo. Por isso, é importante manter a pele limpa e fresca durante o verão (na verdade durante todo o anooo, né?).

Quando esse tipo de micose se instala, o tratamento é feito com antifúngicos tópicos (shampoos, loções ou sabonetes) ou, em alguns casos, com antifúngicos orais.

Outra micose bem comum nessa época do ano é a impigem, que é causada pelos fungos dermatófitos. A impigem tem o formato arredondado ou oval, a borda avermelhada e elevada e apresenta descamação no centro.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Geralmente aparece em pessoas com a imunidade baixa, e é muito comum em portadores do HIV e diabetes.

É possível evitar as micoses?

É sim, é possível evitar as micoses se observarmos alguns hábitos de higiene. Como os fungos gostam de ambientes úmidos, é indispensável secar-se  completamente após o banho, observando as dobrinhas, inclusive dos pés, braços, axilas e virilha.

Evitar ambientes úmidos também é importante, porque o contato, por exemplo, dos pés com pisos molhados favorece e facilita a proliferação dos fungos.

Como a micose é altamente contagiosa, nada de usar objetos pessoais de outras pessoas, e isso inclui toalhas, escovas, roupas, sapatos, objetos de manicure e maquiagem.

Já que é verão, que pedeeeee ventinho e coisas mais frescas, nada de usar sapato fechado (que deixa o pé úmido e quente) e roupas de tecidos sintéticos, que são quentes demais.

 Pode até ser chato lembrar de todas essas coisas, mas ninguém pode dizer que é difícil seguir essas regrinhas, né?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

O que você achou? Vote

98320 points
Upvote Downvote

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

feliz ano novo 2011 - Completando o Look... Sapatos!

Completando o Look… Sapatos!

2011 12 29 - Anorgasmia Feminina

Anorgasmia Feminina