ÔOO título feio! ÔO tema chato! Mas, se acontece, a gente tem que falar né?
As micoses são doenças infecciosas e causadas pelos fungos, aqueles bichinhos microscópicos que se desenvolvem facilmente em ambientes quentes e úmidos.
Quente a úmido é a cara do verão né? E é por isso que nessa época do ano é mais comum o surgimento e a propagação da micose. Sim, porque além de incômodas e feias, elas são altamente contagiosas.
Existe um tipo de micose, a pitiríase versicolor, causada pelo fungo malazessia furfur, que é bastante comum no verão. Ela provoca aquelas manchinhas brancas e redondas nas costas, nos braços e em todo o tronco, e por isso é conhecida como “pano branco”.
Ela aparece mais no verão por causa do calor, que aumenta a transpiração e deixa o ambiente propício para a proliferação do fungo. Por isso, é importante manter a pele limpa e fresca durante o verão (na verdade durante todo o anooo, né?).
Quando esse tipo de micose se instala, o tratamento é feito com antifúngicos tópicos (shampoos, loções ou sabonetes) ou, em alguns casos, com antifúngicos orais.
Outra micose bem comum nessa época do ano é a impigem, que é causada pelos fungos dermatófitos. A impigem tem o formato arredondado ou oval, a borda avermelhada e elevada e apresenta descamação no centro.
Geralmente aparece em pessoas com a imunidade baixa, e é muito comum em portadores do HIV e diabetes.
É possível evitar as micoses?
É sim, é possível evitar as micoses se observarmos alguns hábitos de higiene. Como os fungos gostam de ambientes úmidos, é indispensável secar-se completamente após o banho, observando as dobrinhas, inclusive dos pés, braços, axilas e virilha.
Evitar ambientes úmidos também é importante, porque o contato, por exemplo, dos pés com pisos molhados favorece e facilita a proliferação dos fungos.
Como a micose é altamente contagiosa, nada de usar objetos pessoais de outras pessoas, e isso inclui toalhas, escovas, roupas, sapatos, objetos de manicure e maquiagem.
Já que é verão, que pedeeeee ventinho e coisas mais frescas, nada de usar sapato fechado (que deixa o pé úmido e quente) e roupas de tecidos sintéticos, que são quentes demais.
Pode até ser chato lembrar de todas essas coisas, mas ninguém pode dizer que é difícil seguir essas regrinhas, né?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]