A aveia é um cereal rico em proteínas e fibras que, comprovadamente, reduz os níveis de colesterol, emagrece, regula a função intestinal e previne das doenças coronarianas.
Por ser rica em fibras solúveis, a aveia ajuda na redução da absorção de açúcar e gordura pelo intestino, o que auxilia na perda de peso.
As fibras insolúveis, por sua vez, ajudam na regulação do trânsito intestinal e na eliminação de resíduos pelo organismo, contribuindo para a prevenção do câncer do cólon e da diverticulite.
A beta-glucama, que é um tipo de fibra solúvel encontrada na aveia, atua na redução do colesterol e da pressão arterial, além de ajudar no controle do diabetes.
Quanto ao colesterol, cumpre ressaltar que a ANVISA já reconheceu que a aveia é um alimento que ajuda no controle do colesterol.
Além disso, essa fibra promove maior sensação de saciedade, o que é uma ajuda e tanto nos processos de redução e manutenção do peso.
A aveia possui propriedades antioxidantes, atuando no combate ao envelhecimento; zinco, que ajuda em casos de acne; e boro, que é de fundamental importância para a saúde óssea.
A aveia pode ser encontrada em farelo, em flocos e em farinha, sendo que o farelo de aveia é o que apresenta os maiores benefícios, pois é o mais rico em beta-glucama.
É preciso prestar atenção na quantidade ideal para ingestão, que não deve ser superior a duas colheres das grandes do farelo por dia, pois o excesso de aveia faz mal ao organismo, sobretudo se a sua ingestão não vier acompanhada de muita ingestão de líquido.
O consumo superior ao indicado gera flatulência, inchaço e prisão de ventre, então tem que maneirar, né?
O bom é que a aveia é barata, facilmente encontrada e pode ser adicionada em vitaminas, saladas de frutas, iogurtes, pães, biscoitos e bolos.
Meninas, vamos começar a consumir aveia, certo? Isso de emagrecer e ainda proteger a saúde, reduzindo a benção do colesterol é tudo de bom!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE