Um cereal bastante conhecido é a aveia, que a grande maioria da população com certeza consumiu na infância ( mingau de aveia, lembram??? Arg!).
Eu sempre soube que aveia dava “sustança” (já ouviram essa palavra?) e por aqui o povo usa esse cereal pra “pegar corpo”.
Entretanto, já li em vários lugares que a aveia é um cereal que auxilia no emagrecimento, justamente pela alta concentração de fibras solúveis, inclusive a betaglucana.
Por possuir um alto teor de fibras, a aveia, que é um carboidrato complexo, prolonga a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal, o que é bem importante para quem está em fase de emagrecimento.
Além de ser rica em fibras, a aveia é fonte de proteínas, carboidratos, manganês, magnésio, ferro e vitaminas B1 e B5.
Já está comprovado, ainda, que a aveia diminui o colesterol ruim em até 70% dos casos e protege contra as doenças cardiovasculares.
O ideal é consumir até 3 colheres de sopa (70g) desse cereal ao dia para tirar maior proveito dos seus benefícios.
Cada 100g contém mais de 300 calorias, então não se deve passar das três colheres diárias, senão é lógico que vai pesar na balança!
Ah, e sempre que consumir alimentos ricos em fibras, capriche na ingestão de líquidos, certo?
É comercializada em forma de farinha, de flocos e de farelo, mas é o farelo que possui o maior teor de fibras e, portanto, a mais indicada.
O bom é que o gosto não é muito forte e dá tranquilamente pra incluir na dieta, seja em iogurtes, vitaminas, shakes, biscoitos e até no mingau ( ARG!).
O melhor é que todos esses benefícios não pesam no bolso, pois trata-se de um alimento barato e facilmente encontrado em super mercados!
Beijos
Ju