A Aveia Engorda Ou Emagrece?

Um cereal bastante conhecido é a aveia, que a grande maioria da população com certeza consumiu na infância ( mingau de aveia, lembram??? Arg!).

Eu sempre soube que aveia dava “sustança” (já ouviram essa palavra?) e por aqui o povo usa esse cereal pra “pegar corpo”.

Entretanto, já li em vários lugares que a aveia é um cereal que auxilia no emagrecimento, justamente pela alta concentração de fibras solúveis, inclusive a betaglucana.

Por possuir um alto teor de fibras, a aveia, que é um carboidrato complexo,  prolonga a sensação de saciedade e  melhora o funcionamento intestinal, o que é bem importante para quem está em fase de emagrecimento.

Foto: Reprodução

Além de ser rica em fibras, a aveia é fonte de proteínas, carboidratos, manganês, magnésio, ferro e vitaminas B1 e B5.

Já está comprovado, ainda, que a aveia diminui o colesterol ruim em até 70% dos casos e protege contra as doenças cardiovasculares.

O ideal é consumir até 3 colheres de sopa (70g) desse cereal ao dia  para tirar maior proveito dos seus benefícios.

Cada 100g contém mais de 300 calorias, então não se deve passar das três colheres diárias, senão é lógico que vai pesar na balança!

Ah, e sempre que consumir alimentos ricos em fibras, capriche na ingestão de líquidos, certo?

É comercializada em forma de farinha, de flocos e de farelo, mas é o farelo que possui o maior teor de fibras e, portanto, a mais indicada.

O bom é que o gosto não é muito forte e dá tranquilamente pra incluir na dieta, seja em iogurtes, vitaminas, shakes, biscoitos e até no mingau ( ARG!).

O melhor é que todos esses benefícios não pesam no bolso, pois trata-se de um alimento barato e facilmente encontrado em super mercados!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

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6 respostas para “A Aveia Engorda Ou Emagrece?”

  1. Elenita disse:

    Eu compro uma que é só misturar com leite e comer,delicía!!!

  2. Juliana Higa disse:

    Mas, e ai? engorda ou não? qntas caloria tem em 3 colheres?

  3. Franci disse:

    Assisti uma matéria, que o nutricionista dizia, que se comermos ou um mingau ,ou a própia aveia com alguma fruta, pelo menos 1 hora antes das principais refeições, tipo nos lanches dos intervalos, que antecedem as refeiçôes federais kkkkkk , que ela tem a função de sugar uma quantidade significativa de gorduras contidas nos alimentos. E olha que testei, só por uma semana, claro, mas senti realmente uma grande diferença, sobre a saciedade, é uma grande verdade, e tenho certeza que sobre a eliminação de gorduras também. Não custa tentar não é? Na verdade, na minha opinião, tudo que é naturalmente natural é bom pra saúde, algum benefício bom contém. Parabéns pelas publicações! Adoro tudo que postam. Bjus!!!

  4. Ana disse:

    Olha acabei de fazer p mim mingau d aveia c um pouco d açúcar e leite semidesnatado, fiz uma panelona hehe e comi tdo! Ai Jesus eu sinto me sinto mto fraca se n comer, msmo almoçando arroz e feijão! Eu estou c 66 kg em 1,64. Eu engordei tinha q pesar 58kg, pois sou formato “pera”. Parei d tomar fluoxetina, e m dá esta fome descontrolada por doce e carboidrato! Então me jogo no minguau p saciar esta fome d leão! Mas quero emagrecer…me sinto mal assim! E já tenho 30. Alguém poderia me orientar please? Agradeço bjss aniangue@yahoo.com

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