Doenças das Unhas

As unhas, que possuem a função de proteger as extremidades dos dedos, podem dar sinais claros sobre o nosso estado de saúde, bem como apresentar inúmeras doenças.

Dessa forma, é importante ficar atento a qualquer espécie de mudança, como inchaços, alteração de cor e dores.

Ao notar esses sintomas deve-se procurar um médico dermatologista, para que ele possa avaliar corretamente a situação das unhas e determinar a terapêutica mais indicada para o caso.

Caso as unhas estejam com linhas verticais ou manchas arroxeadas, pode ser caso de hemorragia subungueal, que é uma ruptura de vasos, ou de alteração na prega da unha, uso de determinados medicamentos, traumatismo e algumas outras doenças.

Aqueles pontinhos esbranquiçados que encontramos comumente em nossas unhas são decorrentes de traumatismo na matriz da unha.

Tumores benignos e malignos também acometem as unhas, instalando-se por baixo ou ao lado delas. Nesses casos, é comum o aparecimento de sintomas como inchaços e dores.

Unhas encravadas, nossas velhas conhecidas, podem ser causadas por sapatos apertados, sobretudo no dedão do pé, e traumatismos, podendo levar a infecções.

Falando em infecções, as unhas podem ser acometidas por infecções por fungos, que deforma as unhas, ou micose por bactérias, que as torna inchadas e avermelhadas.

Inúmeras outras doenças, como psoríase e líquen plano, podem acometer as unhas, mas as citadas acima são as mais comuns.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE

 

 

Doenças das Unhas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.