É proibido fumar!

O fumo em ambientes fechados está proibido em todo o Brasil. Com a nova lei nenhum tipo de fumódromo, seja ele privado ou público, é mais permitido. Além disso, a chamada Lei do Fumo estabelece um preço mínimo de venda de cigarro no varejo e também aumenta a carga tributária sobre o produto. As novas medidas ainda precisam ser regulamentadas pelo governo para entrar em vigor.

A idéia, segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é diminuir o consumo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco entre os jovens. Antes, a restrição do fumo em locais fechados de acesso público era determinada por leis estaduais e vigorava apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

O aumento gradativo da carga tributária sobre os produtos derivados do tabaco, estipulado pela nova legislação, deve encarecer em 20% o preço do cigarro no início de 2012, chegando a 55% em 2015. Com isso, fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. A propaganda nos locais de venda também foi proibida. Agora, somente a exposição de maços é permitida desde que acompanhadas por mensagens sobre os malefícios provocados pelo uso.

Outra obrigatoriedade prevista é o aumento de avisos sobre os prejuízos do fumo, que deverão aparecer em 30% da área frontal dos maços de cigarro, a partir de 1º de janeiro de 2016. Muito além da lei, também está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proposta de proibir aditivos nos cigarros, que são substâncias que dão sabor doce, mentolado e achocolatado e de especiarias aos produtos. Segundo organizações contrárias ao fumo, a indústria tabagista usa os aditivos para atrair o público jovem.

A Organização Mundial da Saúde elogiou a decisão do Brasil em criar uma lei nacional de combate ao fumo. Com essa medida histórica, o Brasil se torna o 14º país da América a aprovar uma lei antifumo.

De acordo com o Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, hoje pelo menos 15% dos adultos com mais de 18 anos são fumantes. A meta é reduzir o número para 9% até 2022. No final da década de 1990, o percentual de brasileiros fumantes era de 35%.

Meninas, nós que estamos ligadas as notícias referentes a saúde, bem estar, educação, no Patricinha Esperta, não vamos nos deixar levar por um pedaço de papel de um lado e uma fumacinha do outro lado, não é? Nós leitoras, sabemos o mal que traz a nossa saúde. Mal para quem fuma, mal para quem convive, mal para quem está perto, mal para o nosso pulmão, nossos dentes, nosso cabelo, nossa pele, etc.

Beijos, Rogéria.

É proibido fumar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.