Escolha o Óleo Certo Pra Você!

Existe uma variedade imensa de óleos comestíveis, e como é impossível falar de todos eles, vamos conversar sobre os principais.

Óleo de Girassol

O óleo de girassol é rico em vitamina E, que é antioxidante e combate os radicais livres, além de ser fonte de vitamina K, que ajuda na saúde óssea, dentre outras coisas.

Além disso, é rico em triptofano, o aminoácido do bom humor.

Apesar de benéfico, o consumo deve ser controlado, pois em excesso acaba ativando substâncias inflamatórias que são nocivas ao organismo.

Óleo de Macadâmia

Outro óleo bom é o de macadâmia,  fonte rica de ômega 9, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a saciar a fome, além de reduzir o estocamento de gordura no organismo.

Óleo de Soja

O óleo de soja não pode ser considerado o supra sumo de “alimento” saudável, mas  contém três substâncias bastante benéficas: os fitoresterois, as isoflavonas  e os terpenoides.

Os fitoesterois reduzem o colesterol, os terpenoides combatem os radicais livres e a isoflavona ajuda na prevenção da arteriosclerose.

Azeite de Oliva

Um dos óleos mais gostosos e mais conhecidos, o azeite de oliva, sobretudo o extravirgem, é muito benéfico, o que não significa que possa ser consumido em excesso.

Ele é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento, além de proteger o coração.

O ideal é que seja escolhido o virgem e o extravirgem, que são muito mais benéficos que o azeite de oliva misturado com outros óleos.

Óleo de Coco

O óleo de coco é o óleo do momento e possui ação termogênica, ajudando o organismo a queimar mais calorias.

Além disso, é rico em gorduras monoinsaturadas, que protegem o coração, reduzem o colesterol ruim e melhoram a imunidade.

Como qualquer outro óleo, deve ser consumido com cautela, pois pode levar ao aumento de peso.

Azeite de dendê

Apesar de ser rico em vitamina E e vitamina A, o azeite de dendê (amo!) é gordura saturada pura, que faz mal, muito mal, ao coração.

Margarina

A margarina é, de verdade, um problema, pois durante sua fabricação as gorduras boas se transformam em ruins, o que causa danos a saúde.

Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça é benéfico para a saúde em geral, protegendo o coração, atuando no sistema hormonal e fortalecendo o sistema nervoso e imunológico.

Além disso, contém ômega 3, que ajuda na redução dos triglicerídeaos e na melhora do bom colesterol.

Óleo de Milho

O óleo de milho é benéfico, uma vez que é rico em ômega 3 e 6, vitamina E e vitamina A.

A vitamina A protege a visão, a vitamina E combate os radicais livres e os ômegas reduzem o colesterol ruim.

Vale lembrar que esses óleos, mesmo os chamados de “bons”, não devem ser aquecidos, pois nas altas temperaturas as gorduras boas saturam e acabam se transformando em gorduras ruins.

Existem outros óleos, mas esses são os mais usados, então, quando for “fazer feira”, observem direito qual óleo estão levando pra casa e escolha sempre o melhor.

Sua saúde agradece!

Beijos

Ju Lopes

Escolha o Óleo Certo Pra Você!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.