Fim da TPM!

Acabe com a TPM!

A maioria das mulheres que conheço sofre com a maldita TPM. É algo incontrolável, com sintomas variados, as vezes nos bate a fragilidade e choramos sem parar, outras ficamos carentes e queremos colo o tempo todo, em algumas situações nos sentimos a justiceira, e queremos tirar satisfações com todos que achamos nos desafiar, enfim, são inúmeros sintomas, que varia de mulher para mulher, ou de mês em mês.

Usando uma linguagem de especialistas, a TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.

A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.

O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.

Tentando ajudar essas mulheres que sofrem todo mês com esse “problema”, fizemos uma relação de alimentos que podem nos ajudar a enfrentar esse mal.

  • Água

Beba bastante água, pois a água não só a mantém hidratada e evita dores de cabeça, mas também libera o seu sistema  desintoxica e evita o inchaço.

  • Vitamina E

Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas são excelentes fontes de vitamina E, e têm sido provada a diminuição da sensibilidade dos seus seios durante a TPM com o consumo desses alimentos. Todos eles são também muito fáceis de incluir na sua dieta.

  •  Alimentos ricos em proteína.

Se você tem problemas com hipoglicemia pode ser que durante a TPM você sofra ainda mais variações com os níveis de açucar no sangue, o que leva à irritabilidade. O ideal para combater esse desconforto é fazer alguns lanchinhos entre as principais refeições e apostar nos alimentos ricos em proteína, como a banana e nozes.

  • Evite o sal

Na semana que precede a TPM tente evitar o sal o máximo que puder. O sal provoca retenção de líquido, deixando-a inchada. O sal também tem sido associado com as crises de dores de cabeça da TPM. Então se puder evitar o sal por uma semana em cada quatro você vai se sentir muito mais saudável.

  •  Carboídratos

Alimentos integrais e ricos em carboídratos, como pão, frutas com bastante fibras e alguns legumes, também ricos em carboídratos, devem ser os pontos principais das suas refeições, pois esses alimentos aumentam os níveis de serotonina e vão deixar você mais feliz e mais calma durante todo o mês. Faça uma refeição equilibrada e com o cuidado de colocar um pouco desses alimentos no seu dia a dia e vai ver como vai se sentir bem melhor.

  • Diminua os Laticínios

Os derivados do leite são realmente bons a saúde da mulher, pois ajuda no fortalecimento dos ossos, mas , por outro lado, os derivados do leite impedem a absorção de magnésio, o que é essencial durante a TPM.

  • Evite cafeína

Evite a cafeína antes e enquanto estiver menstruada. A cafeína pode abalar seus nervos e provocar um aumento na irritabilidade. A cafeína também tem sido associada a dores de cabeça e inchaço. O ideal seria pelo menos uma semana por mês optar pelo descafeínado… Será que rola?

  • Coma Peixe

O peixe eleva o nivel de Omega 3, e isso irá melhorar sua saúde geral, até seu tom de pele. Omega 3 também têm sido associadas com a redução do risco de câncer de mama! Atum e salmão são excelentes fontes, e qualquer peixe fresco irá conter uma boa quantidade.

Aproveitem a dicas, poderão ser muito úteis!

Fim da TPM!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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