Gengivite x Periodontite

mechas corte químico gengivite

Os dentes bem cuidados também fazem parte do ritual de beleza feminino. Quanto não existe uma escovação correta dos dentes e nem uma higienização adequada da língua, as bactérias se proliferam na boca e podem ocasionar estragos a curto, médio ou longo prazo. Mesmo que os dentes sejam escovados várias vezes ao dia corretamente, as escovas dentais não alcançam as áreas mais próximas às gengivas, devendo ser utilizado um fio dental e posteriormente um enxaguante bucal para exterminar tanto a sujeira quanto as bactérias. Uma das doenças bucais existentes é a gengivite, que surge em decorrência da ausência destes cuidados.

Ao longo do dia, você realiza várias refeições e os resquícios dos alimentos aderem aos dentes, necessitando serem removidos com a escovação, com o fio dental e com o enxaguante bucal. Quando a higienização bucal é insuficiente ou inexistente, os resquícios dos alimentos acabam se transformando em placas incolores, que se enchem de bactérias, fazendo com que os dentes aparentem estar muito sujos mesmo depois de serem escovados. A tonalidade esbranquiçada também dá lugar para uma tonalidade amarelada, o que pode provocar vários constrangimentos diários, além de complicações bucais, pois as placas dentárias podem inflamar e fazer as gengivas sangrarem.

A inflamação das gengivas por conta da presença de placas dentárias é o principal sintoma da gengivite, uma doença bucal em fase inicial que pode ser tratada no dentista e mantida em casa. As placas dentárias mais antigas se transforma em tártaros, necessitando o auxílio de um dentista para serem removidos. Já as placas dentárias mais recentes podem ser removidas com fio dental, pois tratam-se de sujeiras e bactérias acumuladas nos dentes, perto das gengivas. Ambas as ações devem ser realizadas em conjunto, pois a gengivite em fase inicial pode evoluir para um quadro mais grave, que é a periodontite.

Quando as placas dentárias inflamam as gengivas, ocorre a sensibilidade, o inchaço, o sangramento, o mau hálito e a mudança de posicionamento destas gengivas, tudo isso com muita facilidade. Quando a falta de cuidados bucais e a ausência de tratamento profissional persiste, os resquícios de alimentos e as bactérias presentes nas placas dentárias começam migrar para uma bolsa no interior das gengivas, ocasionando a periodontite, uma doença mais grave que se difere da gengivite. Nestas alturas, os problemas se arrastam para os ossos dos dentes que não são visíveis e também para as raízes dos dentes, resultando em consequências irreversíveis.

No caso da periodontite, as bactérias que ocasionam a inflamação e o sangramento das gengivas começam a atingir os dentes. Por causa da bolsa que se forma no interior das gengivas, pode ocorrer a migração dos dentes ou das próprias gengivas. Se um tratamento profissional é dispensado nestas alturas novamente, a periodontite acarreta no enfraquecimento dos dentes. Quando as bactérias atingem as raízes dos dentes, que estão bem distantes da parte visível aos olhos, ocorre a perda dos dentes, pois os mesmos começam a cair. Além da perda dos dentes, a gengiva em torno dos mesmos também é parcialmente destruída.

Os sintomas da gengivite são bem mais intensos quando se alcança uma periodontite, como, por exemplo, a sensibilidade ao que é quente, a sensibilidade ao que é gelado, o inchaço constante, o sangramento com um mero toque, o mau hálito, além das já citadas mudanças de posicionamento das gengivas ou até mesmo dos dentes. A diferença de uma doença para outra em termos de sintomas é que ao invés de vermelhas, indolores e inchadas, as gengivas com periodontite ficam roxas, doloridas e moles. Para detectar uma das duas doenças em questão, os dentistas costumam realizar raio X para terem certeza do que já é aparente.

 

Gengivite x Periodontite
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.