Grão de Bico Afasta a Depressão!

O grão de bico é uma leguminosa da família das fabáceas originária da Turquia que vem sendo muito utilizada nos mais diversos países em decorrência dos seus benefícios nutricionais.

Ele é fonte de proteínas, de fibras, de carboidratos, de vitaminas e de minerais, além de alguns compostos bioativos. Possui bons teores de ferro e oferece o aporte proteico necessário para quem, como eu, não come carne, por exemplo, e oferece boas quantidades de praticamente todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre.

Além do ferro, é boa fonte de magnésio, potássio, cálcio, fósforo, niacina, tiamina, riboflavina, bem como do folato e dos precursores da vitamina A. Seu principal carboidrato é o amido, e as fibras presentes são do tipo solúveis e insolúveis. Além disso, possui ácidos graxos essenciais, como o ácido oleico e linoleico.

Além disso, é pouco calórico, o que é ótimo para ajudar na perda e manutenção do peso. Já existem estudos que relacionam o consumo regular do grão de bico a redução da obesidade e o aumento da saciedade, o que está relacionado com seu alto teor de fibras.

Captura de tela inteira 23042013 192757

Outros estudos vêm demonstrando que esse grão ajuda na redução de doenças crônicas e na manutenção da saúde, e isso decorre tanto das fibras como dos compostos bioativos presentes na sua composição, além, é claro, do fato de apresentar baixo índice glicêmico.

Como ele ajuda no metabolismo da gordura, isso pode ser bastante vantajoso para casos de obesidade, bem como na redução de doenças cardiovasculares.

O melhor é que, além de tudo isso, há indícios de que quem come grão de bico tende a ser mais feliz! Um grupo de cientistas israelenses chegou a essa conclusão por causa de um aminoácido que está presente no grão de bico.

Segundo consta, esse aminoácido age no cérebro, na liberação da serotonina, que é o grande responsável pela sensação de prazer e de bem estar.

A grande importância disso é que a serotonina está relacionada à depressão. Explicando: quanto mais serotonina produzimos, menores os riscos de ficarmos deprimidos.

A parte ruim é que ele ainda é mais caro que o feijão, por exemplo, o que dificulta o consumo regular. Mas, apesar de mais caro, ele também é mais nutritivo que o feijão! Sim, pois contém potássio, magnésio, zinco e cerca de 30% a mais de proteína que seu “parente pobre”.

Para as mulheres grávidas ele também é ótimo, pois contém ácido fólico, o que evita má formações fetais. Falando em mulheres, sustenta-se que esse grão contenha hormônios vegetais que podem ser utilizados na reposição hormonal, além de prevenir a osteoporose, a anemia e o câncer de cólon.

Só o fato de produzir mais bem-estar já é um motivo e tanto pra consumir esse grão, mas, além disso ele é gostoso, pode ser utilizado em várias receitas, reduz o colesterol, controla as taxas de açúcar no sangue e ainda melhora as funções intestinais.

Simplificando: é para aderir já! Tô me jogando de cabeça em tudo que proporcione benefícios para saúde, física e mental!

Beijos

Ju Lopes

Grão de Bico Afasta a Depressão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.