Categories: Saúde

Intolerância à Lactose

Algumas pessoas, após consumir leites e derivados, costumam apresentar uma série de sintomas como diarreia, gases, náuseas e dores abdominais.

Esses sintomas são característicos da intolerância a lactose, condição que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, e que é, basicamente, uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.

Quando há essa intolerância, o organismo não consegue digerir a lactose, que é conhecida como o açúcar do leite.

Essa intolerância ocorre devido a falta ou deficiência  de uma enzima, a lactase, que tem por finalidade decompor a lactose em carboidrato para facilitar a sua absorção pelo organismo.

Foto: reprodução

São três os tipos de intolerância à lactose:

1-      Deficiência Congênita da Lactase: Tipo raro, no qual algumas pessoas nascem sem a capacidade de produzir a lactase. É mais comum em prematuros e, nesse caso, a intolerância é permanente.

2-      Redução Enzimática Secundária a Doenças Intestinais: caracteriza-se por uma deficiência temporária  da enzima, ocorrendo geralmente no primeiro ano de vida, quando há morte das células da mucosa intestinal que produzem a lactase. A intolerância, nesse caso, é temporária e cessa quando essas células forem repostas.

3-      Deficiência Ontogenética: conhecida também como deficiência primária, é a mais comum e decorre da redução natural  da produção de lactase. Pode acometer qualquer  pessoa, em qualquer idade.

O diagnóstico pode ser feito através do teste de intolerância à lactose, o teste de hidrogênio na respiração, o teste de acidez nas fezes e através de exame genético.

Sendo diagnosticada a lactose, é preciso excluir da dieta leites e derivados.

Pode-se, ainda, fazer uso de suplementos de lactase, vez que a exclusão de leites e derivados da dieta pode  levar a uma deficiência de cálcio.

Apesar de não existir cura conhecida, é possível controlar a intolerância a lactose com medidas como as descritas acima.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Intolerância à Lactose
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Leite
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Disqus Comments Loading...

Postagens recentes

Wella Color Perfect como usar e benefícios

Wella color perfect como usar, benefícios Quem nunca testou a Color Perfect meninas? Quer saber os benefícios da Wella Color…

11 horas atrás

Cabelo Com Efeito Molhado: Como Fazer? Quais Produtos Usar?

Cabelo Com Efeito Molhado Virou tendência, e todo mundo quer saber como deixar o cabelo com o aspecto molhado. O…

1 dia atrás

Coloristas de Cabelos Coloridos: Perfis Para Seguir No Instagram

Coloristas de Cabelos Coloridos O Instagram é uma ótima maneira de se atualizar e encontrar fashionistas do mundo todo e…

2 dias atrás

Cabelo Cacheado Loiro: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelo cacheado loiro Com a moda dos cacheados e a transição capilar para cabelos cacheados em 2017 - a juba…

2 dias atrás

Wella Fusion Máscara para que serve?

Wella Fusion Máscara Já conhecem a Wella Fusion máscara? Essa nova linha da Wella Professionals é específica para cabelos danificados…

3 dias atrás

Óleo de Rosa Mosqueta Na Pele 10 Benefícios [Infográfico]

A rosa que chamou atenção da indústria promete mandar embora muito do que incomoda as mulheres: manchas na pele, rugas,…

4 dias atrás