Lindonas!
Após o post de mantença da cor feito a partir do relato de uma leitora, recebi vários e-mails pedindo ajuda para tirar o laranja das californianas.
Bom, as californianas, como é de conhecimento de todas, são feitas a partir do fim do comprimento do cabelo até as pontas.
As pontas do cabelo geralmente são mais danificadas que o resto, pois criam pontas duplas, ficam mais ressecadas e não recebm o tratamento adequado.
Quando isso acontece, a cutícula do cabelo está aberta e muito frágil. Por isso, quando descolorimos as pontas para fazer as californianas, elas recebem uma carga de amônia (ingrediente do descolorante) que resseca os fios. E não tem jeito, se o cabelo é escuro, para abrir o tom, só descolorindo.
Com as pontas muito fragilizadas e descoloridas é um pulo para ficar amarelo e laranja, pois o cabelo vai absorver tudo o que tiver contato com ele, poluição, mãozinhas sem lavar ainda que aparentemente limpas. Enfim, a soma de tudo isso irá contribuir para que o cabelo fique com essas cores que odiamos tanto.
Também não podemos esquecer que cabelos em tons escuros, loiros ou castanhos, vão puxar para os tons cobres.
Minhas super dicas:
Primeiro, tratar as pontas. Um reparador de pontas é sempre amigo. Pode ser destes baratinhos mesmo. Às vezes, não tem jeito, se o estrago for enorme, a tesoura será necessária.
Também faço a reconstrução nas pontas e uso a máscara, no banho mesmo, depois da lavagem, paplico a máscara só nas pontas e deixo uns 5 minutos. Uso a Absolut Repair, da L’Orèal, mas há várias opções que agradam todos os gostos e bolsos.
O segundo passo é matizar a parte amarela ou laranja. Para o amarelo, matize com Keraton Prata, para o laranja, opte pelo Keraton Cinza.
A receita que uso é assim:
3 colheres de keraton
2 colheres de creme branco
1 colher de OX 10v.
Misture tudo e aplique no cabelo seco. Eu deixo por 10 minutos. Não ultrapasse este tempo, pode chumbar.
Não se esqueçam que shampoo desamarelador, hidratação, reconstrução e nutrição são nossos melhores amigos!
Bjo!
Dany Chaves
www.facebook.com/danielle.garciachaves