Limão: O Elixir da Longa Vida!

O limão é uma fruta comum e de baixo preço, e talvez por isso muita gente não dê a ele o devido valor. Ele é muito conhecida no combate às gripes e resfriados, entretanto, essa poderosa fruta é uma farmácia viva e para falar um pouco sobre sua aplicação na saúde humana, recorremos também a uma especialista  no assunto,  a química Conceição Trucom, autora do livro O poder de cura do Limão.

O limão, essa joia ímpar, provavelmente é o fruto mais conhecido e mais consumido no mundo. De sabor fortemente cítrico e azedo, devido ao alto teor de ácido cítrico (6% – reconhecido como o mais elevado de todas as frutas),  esse fruto torna-se  um excelente aliado da saúde, ajudando na prevenção e tratamento de inúmeras doenças e melhorando a qualidade física. Além de tudo, o seu consumo  provoca melhor desempenho da capacidade de concentração mental, da memória e da visão.  É um fruto com baixo teor de calorias (Cada 100 gramas de limão apresenta apenas 25 calorias), grande aliado emagrecimento. Devido a sua composição, apresenta múltiplas propriedades, especialmente alcalinizante, mineralizante e desintoxicante. Possui, ainda, ação bactericida, adstringente, antivirótica, cicatrizante, dentre tantas outras. Além disso, o seu consumo auxilia no fortalecimento dos ossos, órgãos e sistemas, assim como  ajuda a ativar a circulação, o sistema imunológico e a respiração celular, facilitar a digestão e hidratar. Graças à presença de uma substância chamada d-limoneno, presente em sua casca,  ele ajuda no combate à ansiedade, à depressão, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias.  Por toda a sua riqueza de propriedades, o limão pode ainda ser utilizado em florais, terapias e também na aromaterapia, como forma de re-equilibrar o organismo e a mente. E isso sem contar que tem grande aplicação no campo da estética e na higienização doméstica.

Propriedades nutricionais do limão: Rico principalmente em ácido cítrico e vitamina C, contém minerais como fósforo, potássio, enxofre, cálcio, sódio, manganês e magnésio e  outros constituintes, a exemplo da Pro- vitamina A e vitaminas do complexo B, D-Limoneno, Flavonas PMF  e fibra solúvel  (pectina) .

limoes

Então, vamos conhecer alguns dos potenciais de cura que esta fruta espetacular promove  para a saúde humana:

Promove a neutralização da acidez dos líquidos corporais. O limão, quando ingerido, estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos, não apresentando mais a sua acidez. Ou seja, o limão só é  ácido até o momento de ser ingerido, após sua ingestão, funcionará como um agente alcalinizante. O ácido cítrico do limão em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão, comportando-se  como um neutralizante da acidez interna, promovendo benéficos  ao cérebro, pulmões, rins, sistema linfático, imunológico, sistema nervoso, intestinos, fígado, enfim todos os sistemas e órgãos vitais.

Reduz o LDL (mau colesterol). Estudos realizados por pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá e publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry  comprovaram que flavonas PMF encontradas  na casca das frutas cítricas são capazes de  reduzir  o colesterol ruim (LDL) de forma  mais eficaz   do que medicação  alopática utilizada para esse fim.  O estudo concluiu que essa substância não tem efeitos colaterais, como as doenças hepáticas e a debilidade muscular.

Auxilia no emagrecimento: Pela sua ação adstringente, age como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras, sendo muito eficaz na desintoxicação do organismo. A ação alcalinizante do limão deixa o  pH do sangue e de outros líquidos do nosso corpo com menos acidez, o que favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Além do mais, a concentração de pectina aumenta a sensação de saciedade. Conceição Trucon recomenda  uma receita do suco desintoxicante muito eficiente para  auxiliar nos regimes de emagrecimento: consumir  diariamente meio limão espremido num copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum,  e outros 2 sucos também com um ou meio limão,  cerca de 30 minutos antes das principais  refeições.

limao-tahiti

Previne o envelhecimento. Mais uma razão para você consumir o limão, que conforme Conceição Trucom, é um poderoso  antioxidante que exerce papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, portanto, um protetor aos danos do envelhecimento (oxidação) de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento e o desempenho das glândulas endócrinas. O limoneno  combate poderosamente os radicais livres,  moléculas associadas ao envelhecimento precoce.

Combate o ácido úrico. Um dos efeitos notáveis do limão é sem sombra de dúvidas o de combater o ácido úrico. Devido a sua ação alcalinizante,  se ingerido diariamente, favorece a eliminação do ácido úrico,  podendo então esse mau ser erradicado.

Fortalece o sistema imunitário.Sabe-se que a vitamina C presente no limão auxilia o combate às infecções, considerando que participa da produção de anticorpos que protegem o nosso organismo. Além disso, devido a sua  ação adstringente, ajuda a dissolver gorduras e toxinas, e deixa o pH do sangue e de outros líquidos menos ácidos, contribuindo para o funcionamento do metabolismo.

Auxilia nas afecções gastrointestinais. Como cicatrizante, o limão tem o poder de destruir  os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações, além de combater fermentações e evitar grandes formações de gases, comuns em  azia, refluxo esofágico e constipação, impedindo  o inchaço do estômago e dos intestinos sendo portanto um poderoso regulador, estando o intestino preso ou solto.

Estimular todo sistema cardiovascular e respiratório: Pesquisas japonesas revelaram que compostos presentes na casca do limão, apresentam uma poderosa ação antioxidante, capaz de inibir a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol) impedindo assim o acúmulo  de  placas de gordura nos vasos sanguíneos, causadoras  da arteriosclerose e outros problemas cardiovasculares.  Estes composto favorecem na desobstrução de vasos sanguíneos. Além do mais, devido a sua ação desintoxicante, o suco de limão se consumido diariamente, ativa a eliminação de toxinas, afina, purifica  e fortifica o sangue, promovendo uma redução da viscosidade do sangue de pessoas hipertensas ou com históricos de colesterol e /ou triglicérides elevados.

 96133_Papel-de-Parede-Limao--96133_1680x1050

Auxilia na prevenção e tratamento de disfunções hepáticas e pancreática.: Poderoso protetor e depurador hepático, o  consumo diário do limão  é indicado em casos de esteatose (fígado gorduroso). Além disso, possui ação  reguladora sobre o pâncreas, sendo  recomendado na prevenção e histórico de diabetes, assim  como no tratamento de disfunções do trato urinário, considerando ser um poderoso diurético. .

Colabora na prevenção do câncer. Vários estudos têm evidenciado a importância do uso do limão para a prevenção do câncer, graças à concentração do d-limoneno. Assim,   conforme estudos do Hospital Universitário de Saint Radbound, Holanda, o d-limoneno age aumentando a atividade de uma enzima desintoxicante (a Glutationa S-Transferase – GST), cuja  função é desativar agentes desencadeadores do câncer. Portanto,  aumentando os níveis de atividade desta enzima, maior a capacidade do corpo em desintoxicar-se; e dessa forma prevenir e tratar o câncer. Pesquisas  realizadas no Centro Médico de Osaka, no Japão, evidenciou  que o d-limoneno age inibindo a proliferação de células cancerosas no pâncreas, sendo pois um potencial no tratamento deste tipo de doença. Já em  estudos da  Universidade Médica de Dalian, na China, identificou que o uso do d-limoneno no tratamento do câncer gástrico (BGC-823) apresenta resultados positivos, devido à indução de morte destas células.Portanto se o d-limoneno for incorporado na dieta, ajuda a promover e manter o ciclo saudável de vida de células normais e com isto, , segundo estes estudos, pode-se ajudar a bloquear o câncer tanto fase de iniciação, quanto no progresso e dependência. Os tipos de câncer observados que mostrou melhores resultados foram os de próstata, estômago, fígado, intestinos, pâncreas, mama, pulmão e nas leucemias.

O Floral de Limão

Elaborados a partir das flores do limoeiro, o  floral de  Limão é recomendado para a personalidade amarga, de índole destrutiva, que  carrega a tristeza, a mágoa e o sentimento da amargura. O seu uso harmoniza e equilibra a personalidade, despertando a consciência com relação ao sofrimento provocados com  esses comportamentos negativos. O  floral de  Limão traz à tona  o positivismo e bom astral,  ativa a memória além e apresentar ótimos resultados em  desapegos, doenças graves, convalescença e momentos críticos da vida. Segundo a terapeuta floral Thaísa Carvalho Santos, os  florais têm efeito através do indivíduo e não da doença ou dos sintomas da doença, atuando  especificamente na condição emocional do paciente.

O óleo essencial de limão tem a função de tratar todas as doenças que o limão tem o poder terapêutico de prevenir e curar. Possui ação benéfica em muitas doenças, especialmente aquelas relacionadas  aos desequilíbrios emocionais causadores de  amargura e mágoa, como  acne, sardas, espinhas no rosto, hemorragias, acidez em geral, envenenamentos, distúrbios nervosos, insônia, epilepsia, esterilidade, astenia, bócio, caspa, herpes (alguns tipos), zumbidos, vermes intestinais, varíola, úlceras gástricas, psoríase, mau hálito, adenite, afonia, afta, amenorréia, amidalite, anemia, angina do peito, apoplexia, arteriosclerose, artritismo, cãibras, ciática, congestão geral, diabete difteria, estomatite, faringite, febre, flebite, frieiras, furunculose, gengivite, gota, etc.

Conceição Trucom  aconselha  integrar a terapia Floral com outras técnicas terapêuticas, pois o uso do Floral do Limão, se associado com a Aromaterapia e a Cromoterapia, acelera desintoxicação do corpo físico e dos bloqueios emocionais e mentais.

Óleo essencial de limão

Seu principal componente químico é o limoleno, apresentando ativos que  incluem o canfeno, o linalol, , o citral e o citronelal, o peneno, o felandreno, o bisaboleno, o campeno e o dipenteno. O óleo essencial de limão não possui acidez como o suco, contudo, contém um teor dezenas de vezes mais concentrado de  monoterpenos e por isso, sua ação medicinal e curativa é muito mais rápida e poderosa.

Devido à riqueza de componentes químicos, o óleo essencial de limão apresenta um grande número de propriedades terapêuticas: tonificante, diurético, carminativo, digestivo e imuno-estimulante. Adstringente, desodorizante, anti-séptico, antibiótico,  cicatrizante, calmante, sedativo, antiespasmódico e antiesclerótico, estimulante,  antidepressivo, dentre outras.

Na busca do equilíbrio emocional, estimula a alegria e o entusiasmo pela vida. Promove o positivismo e a alegria, acalma, encoraja, dá confiança e segurança, sendo muito útil  em casos de depressão, ansiedade, melancolia, tristeza  e desânimo. Cuida da saúde fortalecendo o sistema imunológico  e estimulando  a produção de novas células do sangue,  como  glóbulos brancos que protegem o organismo contra infecções.

Se usado corretamente, o óleo essencial de limão estimula os tecidos do organismo a passar por um processo de limpeza e desintoxicação

Em contato com a pele, suas propriedades medicinais penetram com extrema facilidade em todos os tecidos e células de nosso corpo, devido  aos  monoterpenos que  tem o poder de estimular o metabolismo, ativar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

E inegável o poder de cura do óleo essencial e limão: nas doenças do aparelho respiratório é  excelente para combater resfriados, garganta inflamada, inflamações da boca e gengivas. No Sistema circulatório: atua como  afinador e depurador do sangue. Ajuda a  baixar a pressão arterial e alivia a  pressão das varizes e da arteriosclerose. Colabora com  a produção de eritrócitos e leucócitos, diminuído  os níveis de anemia. No Sistema digestivo: melhora digestão e equilibra as condições ácidas no organismo, além de auxiliar  no tratamento de  úlcera, gota e artrite. Promove a limpeza dos   rins e do fígado. É um forte aliado no trato da prisão de ventre, na obesidade e na celulite.

E tem mais, pois ainda cuida da beleza de todo o nosso corpo! Ajuda a remover as células mortas da pele, deixando-a limpa e brilhosa, é muito bom para cabelos oleosos e é para tratamento da caspa. Ajuda fortalecer as unhas e a amaciar as cicatrizes., além de combater calos e verrugas.

Como usar: O óleo essencial de limão pode ser usado  em massagens corporais, banhos de imersão, compressas, inalações, escalda-pés, ou volatilizado no ambiente, com o auxilio de um difusor. Deve ser misturado com um óleo vegetal ou  misturado em cremes ou  loções. Na ausência de um aparelho  inalador, pode-se fazer a inalação da forma clássica: debruçando-se sobre uma vasilha com água  quente, cobrir  a cabeça com  uma toalha,  fechar os olhos e inalar

Onde encontrar:  O óleo essencial de limão é encontrado em lojas de produtos naturais.

Cuidado: Devido a sua alta concentração  O óleo essencial de limão  não deve ser ingerido. Seu uso  é  apenas  externo .

Fique atenta:  Nunca use o óleo essencial  de limão na sua forma pura, pois, por ser altamente fotossensibilizante, causa queimaduras na pele.

Lembre-se: o limão é um fruta com  propriedades medicinais, ofertada pela natureza. Portanto aproveite o que ele pode lhe oferecer de melhor.

 

Limão: O Elixir da Longa Vida!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.