O exercício de slackline emagrece?

colchonete slackline

O slackline é um esporte de equilíbrio que está ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, o que também inclui o Brasil, tendo surgido por volta dos anos 80 nos Estados Unidos. O esporte em questão consiste em caminhar se equilibrando sob uma fita de nylon altamente resistente e flexível, que é amarrada de forma esticada, por exemplo, nas árvores, e não arrebentam. O uso do esporte de slackline como atividade aeróbica se difundiu apenas recentemente, já que muitas pessoas possuem preguiça de fazer musculação na academia. Mas, os profissionais de slackline arriscam várias manobras e saltos inusitados.

O interessante da fita de nylon, ou corda, esportiva, chamada slackline, é que a mesma possui dispositivos de segurança em suas extremidades, podendo ser amarrada em qualquer tipo de árvore. Contudo, são necessárias duas árvores cuja distância seja equivalente para esticar o slackline e amarrar as suas extremidades. A ideia deste esporte de equilíbrio é inspirada no comportamento dos atletas de escalada, que nos períodos de descanso, costumam esticar seus equipamentos para caminhar e se equilibrar sob os mesmos. Também há variações do slackline para outros ambientes, como, por exemplo, aquáticos. É o caso do waterline, highline, trickline e longline.

Como atividade aeróbica, o slackline pode ser praticado tanto por crianças quanto por adultos, pois além de ser algo extremamente divertido, exercita o corpo, a mente, o equilíbrio, a consciência, a concentração, a coordenação motora e a reação, fortalecendo assim os músculos e o cérebro. Caso você esteja se questionando neste exato momento se o exercício de slackline emagrece, a resposta é sim. Além de perder cerca de 400 calorias por treino, o slackline oferece força e resistência, o que faz os músculos tonificarem e a gordura localizada desaparecer da região abdominal. Tudo isso sem ocasionar impacto nas suas articulações.

Como os primeiros treinamentos sob a fita de nylon serão mais difíceis por causa da falta de habilidade natural que você terá para caminhar e se equilibrar, você vai acabar também exercitando o seu desempenho, o seu foco, as suas dificuldades e a sua paciência. Ao longo dos treinos, a atividade vai se tornando mais fácil e descomplicada, pois o seu corpo vai se habituar com a proposta. Nem precisa lembrar que inicialmente o ideal é amarrar a corda em uma altura máxima de um metro do solo. As árvores também devem estar localizadas onde não haja solo de concreto.

O slackline é recomendado para ser praticado sob a areia ou sob o gramado de modo que o impacto de uma possível queda seja absorvido. Caso você sinta uma dificuldade bem maior do que o habitual, basta acrescentar um colchonete ao treino. Outra dica é investir em roupas bem confortáveis, como as que você utiliza na academia mesmo, para não limitar os movimentos do seu corpo, então nunca realize nenhuma atividade com calças jeans ou calças que podem rasgar facilmente. Para praticar slackline corretamente caminhe apoiando toda a sola dos seus pés sob a fita e abra os braços para se equilibrar.

Apesar de ser mais difundido no exterior, seja entre profissionais, amadores ou adeptos das academias, no Brasil, o slackline se popularizou recentemente, a partir do ano de 2010, nas praias exuberantes do Rio de Janeiro, espalhando-se por todo o território nacional. A atividade aeróbica em questão ganhou notoriedade, se tornou atividade física e virou febre por causa das celebridades nacionais que começaram a usar o esporte de equilíbrio para definir o corpo, emagrecer e oxigenar a mente. A partir de então, o slackline se tornou algo mais comum, apesar de ainda não ser muito conhecido pela grande maioria dos brasileiros.

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Sobre Kalina Amaro

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