É possível remover cicatrizes?

ácido cicatriz

As imperfeições, sejam elas quais forem, podem abalar muito a auto-estima não apenas das mulheres, mas também a dos homens. Dentro desta questão, estão as cicatrizes, que surgem como consequência dos machucados ocasionados em acidentes mais graves ou ocasionados em pequenos incidentes, que são teoricamente irreversíveis e indesejadas. Sempre despercebido, contudo, o tema cicatriz entrou na boca do povo desde o início do ano de 2014 por causa da novela Em Família, exibida pela Rede Globo, onde o personagem do ator Humberto Martins viu a sua vida mudar radicalmente por causa de uma cicatriz no rosto proveniente de uma briga.

Seja qual for a motivação de uma cicatriz, seja um acidente, um incidente, um machucado, uma queimadura, um corte ou uma inflamação de acne, por exemplo, com a tecnologia atual é possível, hoje em dia, remover as marcas através de cirurgia plástica para reconstrução da pele ou tratamento a laser para obstrução da cicatriz. O resultado final depende diretamente do tipo de cicatriz, do organismo de cada pessoa, da cor da pele e do tempo de existência da imperfeição, devendo todos estes fatores serem analisados antes do procedimento por um médico profissional, que irá indicar o caminho para cada caso.

Para as cicatrizes de alto relevo ocasionadas por acne e queimadura leve, o tratamento utilizado costuma ser o laser de CO2 ou o laser de CO2 fracionado, cujas sessões obstruem as imperfeições em questão e posteriormente a pele produz colágeno para corrigir a diferença de tonalidade da pele. Já no caso das cicatrizes de baixo relevo, com o tratamento obstrui a superfície da pele, é necessário corrigir o resultado com preenchimento de microgotas de ácido hialurônico (substância temporária) ou microgotas de dimetilsiloxane (substância definitiva) e peeling químico superficial. Os tratamentos a laser permitem a remoção completa das cicatrizes em questão.

Já no caso das cicatrizes largas, fortes e com colorações diferenciadas ocasionadas por acidentes ou incidentes, o médico profissional é quem vai determinar a melhor solução para o caso, mas dependendo da gravidade do fator que motivou estas cicatrizes, pode ser necessário optar pela cirurgia plástica ou algum outro tratamento estético, como, por exemplo, a betaterapia, para reconstrução da pele danificada e não apenas a obstrução. Ocorre que algumas cicatrizes com quelóide crescem ao longo do tempo, sendo necessário a injeção de substâncias na pele, como, por exemplo, ácido hialurônico ou gordura localizada, que provoquem o encerramento deste crescimento anormal.

As avaliações com um médico profissional são um dos pré-requisitos para a aceitação ou não da realização destas remoções de cicatrizes por vários motivos. Um deles é que a peles mais claras tendem a ter cicatrizes avermelhadas que são mais fáceis de tratar, enquanto as peles mais escuras tendem a ter cicatrizes com quelóide escura que são mais difíceis de tratar. Por outro lado, o tempo de existência das marcas influencia no período de recuperação, bem como a ocasião e o nível de gravidade das cicatrizes. Mas, uma quelóide pode facilmente acometer pessoas de pele clara com predisposição genética.

Quando uma pessoa está propensa à quelóide por motivos genéticos, o médico profissional avalia com mais cuidado o caso do paciente, pois a remoção da cicatriz por meio da cirurgia plástica não resolve o problema definitivamente, pois, com o tempo, o organismo da pessoa produz uma nova quelóide de alto relevo no mesmo lugar daquela que foi retirada antes. Seja qual for o tipo de cicatriz, o médico também avalia todo o processo de normalização de tonalidade da pele para que não haja diferença posteriormente entre a área tratada e a área não tratada, bem como avalia o risco da cicatriz em locais do corpo em que podem ocorrer danos, como, por exemplo, próxima aos olhos.

É possível remover cicatrizes?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment
  1. Rebeca Dias da Fonseca disse:

    Dependendo da cicatriz incomoda demais! Minha amiga fez uma cirurgia para correção na Master Health e hoje está muito mais feliz e usa qualquer roupa sem medo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.