in

É possível remover cicatrizes?

ácido cicatriz

As imperfeições, sejam elas quais forem, podem abalar muito a auto-estima não apenas das mulheres, mas também a dos homens. Dentro desta questão, estão as cicatrizes, que surgem como consequência dos machucados ocasionados em acidentes mais graves ou ocasionados em pequenos incidentes, que são teoricamente irreversíveis e indesejadas. Sempre despercebido, contudo, o tema cicatriz entrou na boca do povo desde o início do ano de 2014 por causa da novela Em Família, exibida pela Rede Globo, onde o personagem do ator Humberto Martins viu a sua vida mudar radicalmente por causa de uma cicatriz no rosto proveniente de uma briga.

Seja qual for a motivação de uma cicatriz, seja um acidente, um incidente, um machucado, uma queimadura, um corte ou uma inflamação de acne, por exemplo, com a tecnologia atual é possível, hoje em dia, remover as marcas através de cirurgia plástica para reconstrução da pele ou tratamento a laser para obstrução da cicatriz. O resultado final depende diretamente do tipo de cicatriz, do organismo de cada pessoa, da cor da pele e do tempo de existência da imperfeição, devendo todos estes fatores serem analisados antes do procedimento por um médico profissional, que irá indicar o caminho para cada caso.

Para as cicatrizes de alto relevo ocasionadas por acne e queimadura leve, o tratamento utilizado costuma ser o laser de CO2 ou o laser de CO2 fracionado, cujas sessões obstruem as imperfeições em questão e posteriormente a pele produz colágeno para corrigir a diferença de tonalidade da pele. Já no caso das cicatrizes de baixo relevo, com o tratamento obstrui a superfície da pele, é necessário corrigir o resultado com preenchimento de microgotas de ácido hialurônico (substância temporária) ou microgotas de dimetilsiloxane (substância definitiva) e peeling químico superficial. Os tratamentos a laser permitem a remoção completa das cicatrizes em questão.

Já no caso das cicatrizes largas, fortes e com colorações diferenciadas ocasionadas por acidentes ou incidentes, o médico profissional é quem vai determinar a melhor solução para o caso, mas dependendo da gravidade do fator que motivou estas cicatrizes, pode ser necessário optar pela cirurgia plástica ou algum outro tratamento estético, como, por exemplo, a betaterapia, para reconstrução da pele danificada e não apenas a obstrução. Ocorre que algumas cicatrizes com quelóide crescem ao longo do tempo, sendo necessário a injeção de substâncias na pele, como, por exemplo, ácido hialurônico ou gordura localizada, que provoquem o encerramento deste crescimento anormal.

As avaliações com um médico profissional são um dos pré-requisitos para a aceitação ou não da realização destas remoções de cicatrizes por vários motivos. Um deles é que a peles mais claras tendem a ter cicatrizes avermelhadas que são mais fáceis de tratar, enquanto as peles mais escuras tendem a ter cicatrizes com quelóide escura que são mais difíceis de tratar. Por outro lado, o tempo de existência das marcas influencia no período de recuperação, bem como a ocasião e o nível de gravidade das cicatrizes. Mas, uma quelóide pode facilmente acometer pessoas de pele clara com predisposição genética.

Quando uma pessoa está propensa à quelóide por motivos genéticos, o médico profissional avalia com mais cuidado o caso do paciente, pois a remoção da cicatriz por meio da cirurgia plástica não resolve o problema definitivamente, pois, com o tempo, o organismo da pessoa produz uma nova quelóide de alto relevo no mesmo lugar daquela que foi retirada antes. Seja qual for o tipo de cicatriz, o médico também avalia todo o processo de normalização de tonalidade da pele para que não haja diferença posteriormente entre a área tratada e a área não tratada, bem como avalia o risco da cicatriz em locais do corpo em que podem ocorrer danos, como, por exemplo, próxima aos olhos.

4.8/8 - (1 voto)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Os benefícios da ioga para a saúde

O exercício de slackline emagrece?