Os benefícios da ioga para a saúde

mocassim ioga

Ioga (cujo termo é proveniente do idioma sânscrito e significa união) trata-se de um exercício surgido na Índia para equilibrar o corpo e a mente, sendo dividido entre cinco ramificações: carma-ioga, bacti-ioga, hata-ioga, jnana-ioga e raja-ioga. Quando foi criada, a ioga tinha um cunho mais religioso, inspirado no budismo, pois ao mesmo tempo que desejavam de equilibrar fisicamente, mentalmente, espiritualmente e psiquicamente, os praticantes também desejavam se unir a Deus. Hoje em dia, a ioga faz parte das opções de exercícios físicos para relaxar e se desligar da rotina, oferecendo vários benefícios para a saúde. Mas, quais são estes benefícios?

Como a rotina do dia-a-dia oferece muito estresse e agitação, ao chegar na ioga, a ordem é se desligar completamente do mundo através da meditação, da correção, da postura, das técnicas respiratórias e do relaxamento, então o praticante sai de cada aula zen, rejuvenescido e bem-humorado para finalizar o seu dia. Para a saúde, os recursos da ioga entrega uma melhoria na fala, na respiração, na postura, na pressão arterial, na mente, na flexibilidade, na resistência física, nos níveis de química cerebral e na corrente sanguínea, além de tonificar os músculos e queimar calorias.  Os benefícios não param por aí.

A ioga é uma espécie de terapia ainda para o estresse, para o cansaço, para as dores, para a ansiedade, para a insônia, para a irritabilidade, para a impaciência e para a depressão, pois as técnicas oferecidas desaceleram a mente, focando o pensamento e as preocupações nos exercícios apenas. Contudo, a ioga deve ser praticada religiosamente nas aulas que foram marcadas para você, pois assim como a prática exige disciplina, a manutenção é a mesma coisa. Ao longo das aulas, os aprendizados da ioga serão levados para a rotina do trabalho, aliviando assim a tensão ocasionada pela falta de tempo.

Cada técnica realizada dentro de uma aula de ioga possui diferentes nomes e objetivos. A yama, por exemplo, se refere ao comportamento moral. A niyama estimula os hábitos saudáveis, a asana estimula as posturas físicas, a pranayama estimula os exercícios respiratórios, a pratyahara estimula a sensação de desligamento, a dharana estimula a concentração, a samadhi estimula a consciência elevada e a dhyana estimula a contemplação. Tudo isso pode parecer inicialmente um quebra-cabeças para você, mas ao se tornar um praticante de ioga, todas as técnicas ficarão bem claras, tanto na teoria quanto na prática, se refletindo diretamente na sua saúde.

Em termos profissionais, a prática da ioga se reflete na melhoria da sua produtividade e da sua criatividade por estimular o seu corpo e a sua mente em conjunto. Vários fatores físicos e mentais, ao serem corrigidos, fazem você trabalhar muito melhor e lidar mais positivamente com as pessoas ao seu redor, sendo estes fatos a redução do estresse, a energia, o regulamento do sistema digestívo, o regulamento do sistema respiratório, o bom-humor, o bem-estar, a auto-estima, o equilíbrio hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o alongamento dos músculos, o estímulo da disciplina e o estímulo da concentração.

Há pessoas, no entanto, que devem consultar um médico para saberem se podem fazer ioga. É que pessoas em fase de gestação ou problemas de saúde, como, por exemplo, coluna, hipertensão ou articulação necessitam uma avaliação por parte dos médicos para saberem se estão aptas a praticar a ioga sem que as técnicas dificultem estas questões. De acordo com o pensamento da ioga, o corpo é uma espécie de instrumento de ação e a mente é uma espécie de instrumento de percepção, devendo ambos serem trabalhados juntos e harmoniosamente. Então, nada de adianta estar zen, mas com problemas de saúde, que devem ser tratados também.

Os benefícios da ioga para a saúde
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

É possível remover cicatrizes?
O exercício de kangoo jump emagrece?

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.