Uma pergunta muito frequente é se os florais realmente funcionam.
Bom, a ciência ainda não comprovou sua eficácia, sendo que alguns estudiosos consideram que as curas e ajudas proporcionadas pelos florais não passam de placebo.
Eu, que uso florais desde que entendo por gente, não acredito nisso.
Até porque, se fosse placebo, o que justificaria o funcionamento da terapia floral em plantas e animais? Com certeza eles não estão sujeitos ao efeito placebo e o floral funciona pra eles.
Tenho um exemplo claro em casa, pois Ozzynho tem pavor a fogos ( como quase todo cachorro) e eu consigo controlar isso com o uso de florais, já que a própria veterinária dele me recomendou o uso, o que muito me agradou, porque encher o cachorro de calmante não faz sentido quando existem opções naturais, menos agressivas e que funcionam.
O floral não curou o medo dele, mas conseguiu deixá-lo mais calmo, porque hoje, quando escuta o barulho de fogos, ele simplesmente fica em um cantinho quieto, mas não se desespera, não passa o dia tremendo e com o coração acelerado como acontecia antes.
Florais são remédios energéticos que se propõem a tratar sobretudo a esfera emocional, já que, como acreditava o Dr. Bach, e também milhares de estudiosos em todo o mundo, toda doença tem início na esfera emocional, toda doença é reflexo do que está dentro, e, justamente por isso, é tratando o emocional que a gente consegue realmente se curar.
Já usei muito os florais de Bach, passei anos tomando o chamado “soro da vida” e hoje não abro mão de quatro florais básicos, sendo que três são do Joel Aleixo e um do Florais do Alaska.
Os florais do Joel Aleixo, aliás, são bem diferentes dos outros, inclusive no gosto e na rapidez com que promovem mudanças.
Eu não sei explicar como os florais funcionam, assim como não sei explicar como o Reiki funciona, mas eles funcionam, tanto que a eficácia do reiki, que é aplicado há séculos, já foi comprovada.
Hoje, inúmeros hospitais em todo o país já disponibilizam o reiki para seus pacientes, com base na portaria n° 917 de maio de 2006, que define a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que é um marco importante na institucionalização das chamadas terapias complementares no SUS (Sistema Único de Saúde).
Assim como hoje o reiki é reconhecidamente eficaz, após de ter sido desacreditado durante anos pela ciência, os florais também serão, porque que eles funcionam, ahhhh funcionam!