Probióticos no Tratamento da Candidíase

Ajuda no Tratamento da Candidíase

A candidíase é um problema que acomete milhares de mulheres de forma recorrente, e até para combater essa bendita os lactobacilos são eficazes!

Um estudo demonstrou que o lactobacillus acidophilus inibe, in vitro, a cândida albicans, que causa a candidíase, isso porque esse tipo de lactobacilos produz peróxido de hidrogênio, que é uma substância tóxica para a cândida albicans. Além disso, o L.A.  produz ácido lático, que acidifica a região vaginal e age como um verdadeiro antibiótico natural.

Ajuda em casos de Diarreia e Constipação.

Um estudo realizado analisou a eficácia do tratamento de gastrenterite aguda com suplemento de zinco e bactérias probióticas em crianças de até 12 meses de vida.

Captura de tela inteira 24042013 211921

Participaram do estudo 65 crianças, e as crianças que receberam a suplementação apresentaram melhoras na diarreia e no vômito antes do que as crianças que não receberam o suplemento, o que comprova que a suplementação minimizou tanto a duração quanto a gravidade da doença.

Isso acontece porque essas bactérias do bem reequilibram o intestino, aliviando os problemas intestinais, de diarreia a constipação.

Outras Indicações dos Lactobacillus Acidophilus

  • Eles conseguem “repovoar” a flora intestinal e a flora vaginal devastada por doenças ou pelo uso constante de antibióticos.
  • Eles ajudam na digestão e conseguem suprimir as bactérias que causam doenças.
  • Eles previnem e tratam as diarreias, até mesmo aquelas causadas por rotavírus, que são de difícil tratamento.
  • Atuam na redução dos níveis de colesterol.
  • Facilitam a absorção de minerais.
  • Previnem o câncer de cólon.
  • Turbinam o sistema imunológico.
  •  Reduzem os sintomas  da colite ulcerativa, da síndrome do intestino irritável e da doença de Crohn.
  • Reduzem reações cutâneas, alergias e asma, dentre outras.
  • Auxiliam no tratamento de intolerâncias alimentares.
  • Previnem as infecções vaginais.

Reações Adversas e Posologia

Apesar de todos esses benefícios, não se pode negar que os probióticos, como quase tudo, também podem apresentar efeitos adversos, como transtornos gástricos leves, que são mais comuns em caso de consumo alto de probióticos, e gases.

A posologia diária indicada depende muito do que vá ser tratado. Assim, para a manutenção da flora intestinal a recomendação é de  1 a 10 bilhões de UFC diariamente, mas esse valor pode variar para mais ou para menos dependendo do caso.

Onde e Como Comprar

Esse é sempre um assunto delicado, porque para mim todo tipo de coisa deve ser receitado por um especialista, e ele com certeza saberá indicar qual o melhor produto, porque não adianta usar “qualquer um”, tem que usar o que possui as concentrações recomendadas e tem que ficar de olho na procedência do produto.

Se não me engano, eles podem ser manipulados, e aí eu confio mais porque dá para colocar a quantidade recomendada, mas, pelo que sei, existem boas marcas de suplementos de probióticos no mercado. Além dos suplementos em cápsulas, existem os leites fermentados, opções que, para mim, servem como “teste” pra ver como o organismo vai reagir antes de investir em um suplemento, sabe?

Os leitinhos vocês encontram em supermercados e padarias facilmente, e hoje eles já possuem sabores diversos.

Beijos

Ju Lopes

Probióticos no Tratamento da Candidíase
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.