Quando a Tireoide Não Funciona Bem

Tenho certeza que quase todas vocês, senão todas, já ouviram falar  ou fizeram exames pra ver ” a quantas anda” a tireoide. É fato que ela é, sem justa causa, culpada por qualquer quilinho a mais, ao menos na nossa cabeça. Sim, quando engordamos culpamos logo ela, porque, afinal, é a única justificativa plausível, não é mesmo?  rsrsrs

Mas, a verdade é que em raríssimos casos o excesso de peso está relacionado a tireoide, embora problemas nessa glândula sejam frequentes.

Ela possui o formato de borboleta e está localizada na parte baixa do pescoço, medindo apenas 5 centímetros. Sim, ela é pequena, mas tem um papel gigante no organismo e, consequentemente, na nossa vida.

montagem-tireoide

Porque Ela é Tão Importante?

A importância da tireoide está relacionada com alguns hormônios que, simplificando, ajudam a “mandar” no corpo, determinar algumas (muitas) funções. Quando há um desajuste, vários órgãos e sistemas podem ser afeados, inclusive o sistema endócrino, o fígado, os rins, o coração e até mesmo o cérebro, o que resulta em “sintomas” nem um pouco agradáveis, como aumento ou redução de peso, cansaço, taquicardia,  e ansiedade, dentre muitas outras coisas.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo se caracteriza, de forma simplificada,  pela deficiência na produção dos hormônios que ela produz, o que deixa o metabolismo lento. Nesses casos os principais sintomas são o cansaço, a sonolência, a depressão, a constipação, a irregularidade menstrual, a fragilidade das unhas e dos fios e o aumento do peso.

Esse aumento de peso pode ocorrer, mas ele não está diretamente relacionado com a obesidade, vez que menos de 5% dos dos obesos possuem disfunção na tireoide.

Essa disfunção, que pode ter como causa a  tireoidite de Hashimoto,  onde o organismo produzem anticorpos que atacam a tireoide, geralmente é tratada com a reposição do hormônio adequado, optando-se pela cirurgia apenas em alguns casos, geralmente quando há nódulos que ofereçam riscos.

Hipertireoidismo

Ao contrário do hipotireoidismo, no hipertireoidismo ocorre uma liberação maior de hormônios, o que leva a um aceleramento da metabolismo, o que, via de regra, causa uma perda acentuada de peso, já que há uma maior gasto energético. Além disso, são comuns sintomas como insônia, irritabilidade, palpitações e tremores nas mãos.

As causas podem ser muitas, mas uma bem comum é uma doença hereditária conhecida como doença de Graves, que acaba por estimular uma produção exagerada dos hormônios da tireoide. Mas, outros problemas, como consumo excessivo de alimentos ricos em iodo ou tumores, dentre outras coisas, também causam o problema.

O tratamento depende de cada caso e só pode ser avaliado, é claro, por um médico competente.

É bem interessante aprender a identificar possíveis nódulos na tireóide, porque a gente precisa aprender mesmo a fazer esses auto exames, pra que qualquer problema a gente possa ao menos perceber e procurar ajuda o mais rápido possível.

Basta, em frente a uma espelho, colocar a cabeça para trás e apalpar a parte baixa do pescoço, o chamado “gogó”. Isso deve ser feito sempre pra avaliar se há ou não inchaços ou nódulos.

Caso note algo de diferente, procure um médico endocrinologista  imediatamente, porque quanto antes a gente cuidar das coisas, melhor, não é mesmo?

Beijos

Ju Lopes

 

Quando a Tireoide Não Funciona Bem
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.