Chá é bom e muita gente gosta não é mesmo? Eles são usado pra tudo, curar doença, acabar com insônia, ou simplesmente para refrescas batendo aquele papinho. Normalmente são o resultado da infusão de ervas naturais, e, como tudo na vida, em excesso, podem causar problemas. É imprescindível que se respeite sempre a indicação, o modo de usar, o tempo de uso e a quantidade ingerida, para evitar assim transtornos futuros.
Outra dica super importante, é pesquisar sobre a erva da qual se vai fazer o chá, descobrindo, entre outros, seus benefícios e efeitos colaterais.
Chá de camomila: quando ingerido em grandes quantidades pode causar enjôos, e mesmo sendo calmante, pode levar a insônia.
Chá de canela: comumente usado para tratar cólicas, problemas no estômago e falta de apetite, as meninas grávidas porém, devem ficar bem longe, porque a canela pode provocar aborto.
Chá de hortelã pimenta: indicado para tratar cólicas e problemas simples no fígado, devendo ser evitado na fase de amamentação e por pessoas que tenham complicações hepáticas mais sérias.
Chá de poejo: é muito usado como expectorante, tratando problemas no sistema respiratório, porém se consumido em excesso e por muito tempo, pode causar grandes problemas hepáticos; é contraindicado também para crianças menores de 7 anos e grávidas.
Chá de carqueja: indicado para o tratamento de problemas estomacais e digestivos, mas se consumido por mulheres grávidas pode ocasionar fortes contrações uterinas. Pessoas hipertensas e diabéticas também devem evitar o consumo, pois a ingestão deste chá, associada ao uso de medicamentos para o tratamento dessas doenças pode causar sérias reações adversas.
Caso queiram saber mais informações sobre ervas medicinais, como contraindicações por exemplo, clica aqui e dá uma olhadinha na página da Anvisa e confira algumas orientações a respeito.
Beijos minhas lindas
Lili Nascimento
E-mail: lilinems1@hotmail.com