O que vou passar pra vocês agora é mais que uma informação, é um serviço de utilidade pública. Vocês sabiam que todo mundo tem direito a remédio de graça??? Não??? Então, eu também não. Outro dia, percorrendo esse mundão de meu Deus que é a internet, descobri por acaso alguns programas de saúde, financiados pelo governo federal, que disponibilizam vários medicamentos, e o melhor de tudo, de graça.
Pelo SUS, você pode conseguir tanto remédios básicos, quanto mais específicos. São ao todo 560 tipos diferentes entre analgésicos e antibióticos, além daqueles prescritos, normalmente, para tratar doenças graves e crônicas, como esclerose múltipla e Alzheimer. Fazem parte dessa lista também, aqueles usados em campanhas de saúde especificas, indicados pra tratar doenças como tuberculose, hanseníase, dentre outras.
Qualquer pessoa tem direito, é só se encaminhar, munida dos documentos necessários (receita e documento de identificação com foto) a algum dos estabelecimento credenciados no programa na sua cidade. O médico com o qual você se consultou também poderá fornecer maiores informações a respeito de onde retirar, como retirar, entre outras, é só conversar com ele e esclarecer todas as suas dúvidas.
Outro importante canal de informações é o portal “Saúde não tem preço”, ele trás todas as informações de como conseguir remédios de graça, inclusive alguns mais específicos, indicados principalmente para diabetes, asma e hipertensão (em torno de 11 tipos diferentes), lá no portal dá pra consultar inclusive os estabelecimentos credenciados ao programa, “Aqui tem farmácia popular”, da sua cidade.
Pra entrar no portal é fácil, é só , pesquisar a vontade e ficar sabendo de tudo.
Infelizmente é uma notícia de extrema importância, mas que quase ninguém sabe. Divulguem!!!
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]