A ritalina em si não é “o boi da cara preta”, o erro é a banalização da coisa, o uso inadequado, porque é certo que, para casos reais de déficit de atenção, ela ajuda demais.
Tenho amigas que tomam rotineiramente, tenho amigas que tomam somente para estudar (mas que realmente são TDAH) e eu tomei para aprender a me organizar, pois meu senso de organização sempre foi inexistente.
Eu não tinha muita noção de como as pessoas conseguiam ser tão organizadas, de como elas conseguiam planejar tudo e, nesse sentindo, a ritalina me ajudou muito, porque consegui perceber a diferença quando tomei o medicamento e pude criar meios que me ajudaram no fator organização.
Assim, mantenho uma agenda específica para cada coisa e tenho TUDO etiquetado.
Depois que aprendi a me organizar, parei com o remédio e não tive nenhuma reação, nada.
Vale lembrar que consegui me organizar em relação aos “ fatos da vida”, tipo, horário de trabalho, estudos e compromissos, mas NUNCA consegui manter as coisas,tipo roupas, sapatos e casa, organizadas, então tenho uma estrutura por trás que facilita isso, com uma pessoa (Bel), apelidada por Namô de “Bel AchaTudo”, que mantém as minhas coisas em ordem e facilita demais a minha vida.
É certo que a ritalina funciona, mas não se sabe a custo de que, por isso seu uso deve ser restrito a casos absolutamente necessários.
Existem vários tratamentos alternativos que vêm obtendo bons resultados, mas isso é assunto para um outro post!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE