Categories: Saúde

Sol: Vilão Ou Mocinho?

Acho que a coisa que vocês mais escutam aqui é que o tem que proteger a pele do sol, que o sol faz mal e coisas do tipo. Mas, apesar de ser realmente responsável por até 80% do envelhecimento cutâneo (todo mundo já decorou, né?), nosso organismo PRECISA do sol, e sim, ele também faz bem, muito bem!

Acontece que a exposição solar é indispensável para a síntese de vitamina D, que é um nutriente essencial para o funcionamento de vários processos metabólicos de extrema importância, além de atuar na prevenção de inúmeras doenças. A vitamina D ajuda na fixação do cálcio no organismo, o que é de fundamental importância para a saúde óssea e dental. Além disso, a vitamina D possui ação bactericida e estimula a fagocitose, o que deixa o organismo mais resistente e previne infecções. Como atua nas células de defesa, ajuda, ainda, a reduzir o risco de doenças auto imunes. Ou seja, a ausência dessa vitamina provoca doenças de vários tipos: crônicas, ósseas, infecciosas, autoimunes e inflamatórias.

E como a síntese de vitamina D só ocorre com a exposição solar (ao menos 15 minutinhos por dia), é preciso dar um voto de confiança ao sol, né?

Saindo do “quesito vitamina D”, vale lembrar que o sol melhora o humor e dá uma turbinada no astral, pois ele estimula a produção de serotonina, o neurotransmissor do bom humor, e também de dopamina, adrenalina e melatonina, hormônios que possuem relação direta com o prazer. É por isso que tendemos a ficar mais felizes, dispostas e alegres no verão! Aliás, já repararam que no frio a gente fica de mau humor? Eis o motivo!

Já existem estudos, inclusive, que relacionam a falta de exposição solar a doenças como a depressão e outras de fundo emocional e/ou psicológico.

É bom, mas vá com calma!

Apesar de muito benéfico e, sim, essencial para a nossa saúde física e psicológica, não dá pra exagerar, né? Ele é bom sim, mas pode ser muito ruim, pois emite alguns tipos de radiação ultravioleta que são prejudiciais. No caso dos raios ultravioleta, só os do tipo B conseguem estimular a produção de vitamina D, mas tem que lembrar que eles também envelhecem a pele e provocam câncer, o que não é nada bom.

Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: o ideal, para se beneficiar da exposição solar, é evitar se expor ao sol entre as 10 e as 16 horas, pois nesse intervalo de tempo a intensidade dos raios solares é maior e, portanto, mais prejudicial. Então, aproveitem o comecinho da manhã ou o finalzinho da tarde pra passar 15 minutinhos, que é o tempo mínimo necessário para garantir a síntese de vitamina D, tomando sol.

Caso não possa tomar sol no corpo todo, seja lá qual for o motivo,  não tem problema, basta garantir que  as pernas e os braços sejam “banhados” pela luz solar. Dessa forma, os benefícios são os mesmos e não há prejuízos para a beleza e para a saúde! Bom, né?

Beijos

Ju Lopes

 

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Alimentação: unhas fortes, cabelos brilhantes e menos estresse!
Feijão É Tudo de Bom Pra Saúde!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

Postagens recentes

Joico produtos para todas as mulheres

Joico produtos para todas as mulheres Benefícios Joico produtos da Linha Color Endure Para melhorar ainda mais, a linha Joico…

6 horas atrás

Shampoo K-Pak To Repair Damage Joico: O Salva Fios

Shampoo K-Pak To Repair Damage Joico A resenha de hoje é pra quem está com os fios detonados, pra quem…

6 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares [2018]

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

6 horas atrás

Desbotamento do Cabelo Ruivo – Como Lidar?

Desbotamento do Cabelo Ruivo Talvez ninguém entenda o desbotamento do cabelo ruivo por ainda não ter utilizado a cor no…

11 horas atrás

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

3 dias atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

4 dias atrás