Meninas hoje falarei um pouquinho do transtorno bipolar. Eu não o chamo de doença, nem de psicose, nem de loucura como constumam dizer, mas uma alternância de sentimentos distintos de alegria e tristeza que “atacam” principalmente na faixa dos trinta anos.
O bipolar tem duas características, a fase de alegria intensa ou mesmo irritabilidade aguda, chamada de maníaca e a fase depressiva de tristeza, persistente. Na fase maníaca, a pessoa pode ter ilusões e maninas de grandiosidade, elevada auto-estima. Possui uma disposição grande para atividades físicas e por consequencia, como fica mais ativo e inquieto, perde muitas vezes o seu sono. Já na fase depressiva, é o oposto, a pessoa se sente inferiorizada, auto-estima baixa, sem disposição, e sono em excesso.
A causa propriamente dita do transtorno bipolar, é desconhecida, mas na sua maioria das vezes, está ligada a parentes que já possuam esse tipo de problema, ou mesmo a acontecimentos de traumas, acidentes, perdas como fim de relacionamento ou morte de alguém.
O seu tratamento, é sempre muito bem tratado com uso de medicamentos para o controle do comportamento como caminhar junto ao um psicólogo e que psiquiatra.
Vale a pena depois ficar mais por dentro desse assunto!
Até o próximo post
Raquel Assunção