Conheça 7 mitos e verdades sobre a depilação com cera!

Uma das prioridades do verão é estar com as pernas, virilhas e axilas lisinhas, sem pelos! E não é para menos: biquíni ali, shortinho aqui e regatas acolá. E nada mais chato que ter os pelos compridinhos, né? E umas das técnicas mais conhecidas é a depilação com cera quente. Serve para pernas, axilas, buço e virilhas e sempre foi, entre nós mulheres, uma das preferidas maneiras para depilar.

Por outro lado, a depilação com cera quente tem, sim, efeitos negativos na pele: ela pode manchar e precisa de cuidados especiais, justamente porque consegue arrancar os fios pela raiz e deixar a pele fragilizada. Por isso, confira 7 mitos e verdades sobre a depilação com cera quente e saiba como cuidar direitinho da pele para tudo ficar conforme o planejado!

1 – A cera pode ser reutilizada
Mito – É perigoso usar a cera quente mais de uma vez para depilar. Mesmo sendo na mesma mulher, especialistas não recomendam a reutilização da cera na depilação. E isso também vale para o palito de aplicação, as luvas e o lençol. Caso contrário, você poderá ter graves problemas de saúde como infecção e proliferação das bactérias presentes na pele, além do surgimento de doenças graves como o HPV.

2 – A técnica deixa a pele irritada e sensível
Verdade – A depilação pode agredir a primeira camada de pele e pode provocar uma vermelhidão ou inchaço horas depois da depilação. Isso porque o calor provoca uma tração feita contra a pele na hora de tirar a camada de cera. Isso resulta em um processo inflamatório. E a cera se for muito quente, pode provocar até queimaduras. Então, cuidado para não aumentar muito a temperatura!

3 – Cera quente deixa a pele manchada
Verdade – Se a cera for puxada com muita força, pode agredir muito a pele que, como forma de autodefesa, produz mais melanina. O que resulta em manchas mais escuras nas regiões depiladas.

4 – Dá para depilar sobrancelha e buço
Verdade – As regiões podem, sim, ser depiladas com cera quente. E antes que você venha pensar que isso pode causar flacidez, atenção: a técnica não deixa a pele flácida. A flacidez facial é resultado do enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina e não pelos puxões da cera.

5 – Dura mais que a lâmina
Verdade – A técnica de remoção com cera dura mais que a lâmina. Apesar de ser mais dolorida, vale a pena porque tira o fio direto da raiz e dura mais tempo. Em média, duas a três semanas. Já a lâmina apenas corta o fio e dura entre 3 dias e uma semana.

6 – Causa varizes
Mito – A cera quente não é a causadora de varizes, que são de origem genética, só aparece pela incapacidade da veia de manter o fluxo sanguíneo contínuo. No entanto, quem tem tendência a ter vasinhos, deve sim evitar a cera quente porque o calor piora o quadro e deixa a pele mais sensível.

7 – A cera quente encrava os pelos
Verdade – Isso pode acontecer, sim! Os fios encravam porque ficam mais fracos e não conseguem romper a pele para crescer. Para isso não acontecer, a dica é fazer uma esfoliação semanal na região e um dia antes da depilação.

Conheça 7 mitos e verdades sobre a depilação com cera!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Protetor Solar Neutrogena Sun Fresh FPS 30
Sucos da beleza!
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

2 respostas para “Conheça 7 mitos e verdades sobre a depilação com cera!”

  1. Kamila disse:

    outras verdades são
    A sombracelhas não podem ser tirada na cera pois correm o risco de ficarem falhadas
    o Rosto não aconselho tirar na cera e sim na linha ou Depilação Egípcia, pois pode macharq a pele
    Eu sou depiladora, apesar de trabalhar nesta area, é dificil saber sobre tudo mas sempre procuro me informar, adorei o post

  2. Elis Zoccarato - Esteticista disse:

    EXPERIMENTEM depilação com a Phitocera – Cera Egípcia Hidrossolúvel. Com certeza você vai AMAR a experiência!

    Essa cera é totalmente descartável, tipo egípcia retirada com papel tnt, tem baixa aderência (na pele), por isso agride menos e deixa pouco resíduo na pele e a pouca sujeira que faz pode ser retirada com ÁGUA pois é hidrossolúvel!!!!! Vendida somente para profissinais há mais de 10 anos, é registrada na Anvisa, dermatologicamente testada, muito natural e possui ativos calmantes e cicatrizantes como a camomila e calêndula.

    Sou esteticista e depiladora 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.