Oi meninas,
A impulsividade é uma característica que está relacionada à falta de auto-controle e que traz muitos prejuízos não só para a pessoa impulsiva, mas também para todos que convivem com ela. Seja em casa, no trabalho, com o namorado ou na sociedade, é preciso controlarmos os impulsos e aprendermos a não agir sem pensar, tomando cuidado com nossas ações e nossas palavras de modo que ninguém saia machucado nem magoado, inclusive nós mesmos.
Quando falamos sem refletir, corremos o risco de dizer coisas das quais nós com certeza nos arrependeremos e que nem sempre poderemos voltar atrás. A impulsividade é, na verdade, bastante diferente de sinceridade, de saber se defender, de responder de forma rápida e argumentativa, pois ela é baseada na emoção, no calor do momento e não na racionalização da situação. É por isso que pessoas impulsivas acabam reagindo de forma automática e instantânea, provocando conflitos, rompimentos e situações vergonhosas, e só percebem que extrapolaram quando já é tarde demais.
As pressões e o estresse que sofremos na correria do dia-a-dia podem fazer também com que nossas reações sejam impulsivas. Outra coisa que geralmente está relacionada à impulsividade é a ansiedade, pois ela faz com que as reações sejam ainda mais irrefletidas e, por falar demais, a pessoa impulsiva pode muito bem contar coisas e se expor para pessoas não confiáveis, que podem se utilizar dessas informações para prejudicá-la.
Resumindo, uma pessoa impulsiva, além de falar sem pensar e demais, fala também muito rápido, mais do que ouve, sempre com pressa, agitadamente, não sabe o momento de falar, fala demais de si mesma fazendo exposições desnecessárias e não consegue lidar e controlar as próprias emoções. Além disso, a impulsividade também está em comportamentos impensados que podem provocar sérias conseqüências.
É claro que algumas vezes falamos algo impulsivamente e mesmo que, para nós, seja irrelevante, pode ser que para o outro seja bastante significativo, provocando mágoas e ressentimentos, mesmo que essa não tenha sido sua intenção. Assim, sempre que isso acontecer, tenha humildade para pedir desculpas. Aprenda a observar a reação das pessoas quando você fala, pois assim você detecta a sua impulsividade e pode tomar atitudes para amenizar ou superá-la. Outro ponto super-importante é JAMAIS tomar decisões por impulso ou sem pensar e analisar bem, pois serão precipitadas e causadoras de arrependimentos e angústias.
A impulsividade PODE e DEVE ser controlada! Algumas técnicas de relaxamento são ideais para os momentos de raiva e estresse, como respirar fundo, contar até 10 e só depois falar. Além disso, sempre que algo te incomodar, não rebata de imediato: dê tempo para refletir e medir suas palavras; quando você sentir que não está conseguindo dominar suas emoções, saia do lugar, caminhe, ouça uma música, fique um tempo só e reflita; faça atividades físicas para liberar o estresse do cotidiano e não deixe que o excesso de trabalho interfira no seu tempo de lazer.
Outras atividades como yoga, relaxamento e meditação também podem ajudar e, caso não consiga sozinha, a terapia é a melhor saída para compreender os seus sentimentos e a origem da sua impulsividade. É importante aprendermos a controlá-la para termos relações equilibradas e uma vida de qualidade, além de contribuir para nos conhecermos e, conseqüentemente, encontrarmos a realização e a satisfação.
Beijos!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)