Em muitas situações demonstramos impaciência, intolerância, ansiedade e irritabilidade, o que nos impede de enxergar as coisas com clareza, prejudicando nosso desempenho e nossas conquistas. Diante da correria do dia-a-dia, das exigências e pressões que sofremos em todos os âmbitos e dessa sociedade tão competitiva em que vivemos, é preciso que cultivemos a paciência para que tenhamos uma vida de qualidade.
Ser paciente significa ter calma e equilíbrio diante de situações estressoras, mantendo a compostura, a tolerância e a capacidade de resistir e persistir diante de uma dificuldade. A pessoa que cultiva a paciência está mais preparada para lidar com os estresses da vida, fazendo tudo com calma, tranqüilidade, sem pressa, sem ansiedade e com atenção.
Ser paciente é um estado de perseverança tranqüila, onde a pessoa consegue se manter com equilíbrio emocional e serenidade diante de situações adversas e conflitivas. Assim, a paciência implica autocontrole, autodomínio e confiança.
Ser paciente é, também, entender e aceitar a si mesmo e estender essa compreensão e aceitação ao próximo, ou seja, quando assumimos que somos seres humanos e que estamos suscetíveis às emoções, compreendemos que o próximo pode deixar que essas emoções explodam. Por isso, a paciência permite que você se mantenha equilibrado e sereno, mesmo quando o mundo está desmoronando e permite, também, que você entenda por que a outra pessoa está agindo de certa forma.
A impaciência é a mola que impulsiona o estresse, que provoca conflitos no trabalho, em casa, no trânsito, nas filas, no caos em que vivemos. Dizem que a paciência é a virtude mais difícil de ser conquistada, pois implica em um treinamento diário e contínuo, autocontrole e muita determinação, mas nem por isso se torna inalcançável.
Quando nos tornamos pacientes, aprendemos também a ser caridosos, pois aprendemos a perdoar aqueles que trazem conflitos para nossa vida, deixando de lado o orgulho e o egoísmo, passando a viver de forma mais leve, sem sentir o peso da irritação, da cólera e da ansiedade.
Assim, é preciso que deixemos de fora os sentimentos negativos, não deixando nunca que eles se acumulem em nossa alma. Aprenda a canalizar seus sentimentos, plantando uma árvore, escrevendo, ouvindo música, passeando com o cachorro e refletindo sobre si mesma, suas atitudes e fraquezas, buscando soluções e meios de se tornar uma pessoa melhor a cada dia.
Técnicas de relaxamento, massagens, meditação, Yoga e até os florais de Bach (a essência Impatiens está relacionada à paciência, à delicadeza e à empatia) podem te ajudar a desenvolver a paciência. É preciso aprender qual o seu ritmo e respeitá-lo, sem se cobrar perfeição e rapidez, buscando o equilíbrio e deixando que as coisas aconteçam naturalmente.
Então meninas, nesse novo ano, espero que cultivem a paciência e a tolerância, tanto para com si mesma como para com os outros, fazendo sua vida mais equilibrada, cheia de paz, tranqüilidade, felicidade e realizações!
Beijos!!
Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)