in

Dicas de como lidar com a Síndrome de Fim de Ano

Então, meninas!

No post anterior falei sobre a Síndrome de Fim de Ano e segue aqui algumas dicas que podem ajudar a amenizar esses sentimentos:

  • Trace metas realistas e alcançáveis. Nossas metas devem ser divididas em curto, médio e longo prazo, já que algumas podem demandar muito tempo. Por isso, quando traçar suas metas, seja realista e flexível, pois pode ser que suas metas demandem mais tempo do que o esperado.
  • Não se culpe nem se cobre demais. Se você é muito autocrítica e se culpa por tudo que dá errado, pare com isso. Nada de se culpar pelo que aconteceu ou pelo que deixou de acontecer, nem de ficar se cobrando além do seu limite. Se não atingiu uma meta, mude seu pensamento de “Não consegui” para “Talvez levar um pouco mais de tempo, mas posso conseguir”. Não deixe que a culpa te paralise e te faça desistir.
  • Cuidado com o perfeccionismo. Se você cobra e exige muito tanto de si mesma quanto dos outros, você acaba se frustrando. Não existe nada perfeito, por isso, pare de achar que você consegue controlar tudo. Relaxe e viva sem tantos julgamentos.
  • Aja agora, não deixe para depois. Sempre que chega fim de ano, fazemos inúmeros planos para quando 1º de janeiro chegar. Ora, para que adiar se você pode começar agora? Inicie dieta, atividades físicas, reflita sobre o que você quer mudar em si e coloque em prática AGORA.
  • Cuidado com os excessos. É meio óbvio que iremos nos empanturrar de doces e comidas calóricas no natal e ano-novo, então se cuide bem antes disso. Faça refeições leves e equilibradas nos dias anteriores aos eventos e depois da comilança, invista em dietas desintoxicantes, leves e aumente a ingestão de líquidos.
  • Aprenda a administrar seu tempo. Sim, sim, sim, o tempo está correndo, mas se você souber se organizar direitinho, dá para fazer tudo sem precisar abrir mão das coisas. Tenha sempre em mãos uma agenda e planeje suas atividades de acordo com seus horários. E lembre-se: o dia tem 24 horas, não mais do que isso. Assim, não marque compromissos além do que você pode cumprir: tire o tempo de dormir, comer, descansar, trabalhar e organize seus horários.
  • Cuide da sua autoestima. É muito importante termos uma boa opinião sobre nós mesmos, pois todo o resto é baseado na forma como estamos nos sentindo. Invista em você, em autoconhecimento, nos seus hobbys e prazeres, com responsabilidade, é claro.
  • Assuma um compromisso com você mesma. Não adianta nada fazer mil e um planos, traçar centenas de metas se não há comprometimento. Por isso, se comprometa com sua qualidade de vida, com quem você quer ser e com o que você quer deixar de legado.
  • Pense positivo. Nossos pensamentos influenciam muito no nosso comportamento, por isso, pense sempre positivo. Quando refletir sobre o ano que passou, em vez de focar nas coisas ruins, foque no que aconteceu de bom. Ponha em uma balança e reflita: o que aprendi com cada uma dessas experiências? E faça desses aprendizados uma nova forma de viver.
  • Coloque tudo em prática. Muitas coisas que podem nos ajudar a lidar com nossos problemas são até óbvias, mas que nem sempre nos lembramos ou, por preguiça, ficamos adiando atitudes que melhorariam e muito nossa vida. Por isso, não adianta só ler dicas sobre algo ou  só saber que atividade física é importante, é preciso por em prática para que os resultados apareçam.

Abraços e desde já desejo a todas um fim de ano repleto de descobertas, realizações, sonhos, alegrias, aprendizados, reconciliações e coisas positivas.

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

A Mulher De Peixes…

Pronto Socorro Capilar