As características principais desse estado são a vermelhidão, principalmente na zona T, ardor, prurido, descamação e a irritabilidade.
A pele sensível é, geralmente, mais fina e seca, e decorre do enfraquecimento da barreira que protege a epiderme. Como a pele fica enfraquecida e com a proteção comprometida é preciso tomar alguns cuidados extras para protegê-la.
Os produtos para esse tipo de pele devem ser livres de álcool, corantes e pigmentos e precisam conter substâncias descongestionantes e antiirritantes.
Não são indicados sabonetes alcalinos, loções à base de álcool e produtos abrasivos ou que contenham ácido de frutas (AHA).
A limpeza da pele sensível nunca deve ser feita com sabonetes comuns, pois eles são abrasivos. É recomendado o uso de um sabonete específico para acalmar a pele e diminuir a irritação.
Ao secar a pele, a toalha, sempre limpa, deve ser passada com suavidade e sem esfregar para evitar que a mesma descame.
O tônico facial jamais deve conter álcool e precisa ser a base de ativos suavizantes e calmantes.
O hidratante facial deve ser específico para peles sensíveis e aliviar os efeitos da irritação e da vermelhidão, restabelecendo a barreira de proteção natural da pele e reequilibrando as suas funções. O hidratante deve conter o menor número possível de ativos, pois quanto maior a quantidade de ativos maior a chance de causar irritações.
A maquiagem deve sempre ser mineral, não-comedogênica, sem agentes que causem irritação e, de preferência, sem cheiro, pois a fragrância muitas vezes causa alergia, o que piora ainda mais o estado de sensibilidade.
Os cosméticos resistentes a água devem ser evitados já que para serem retirados são utilizados produtos que contém solventes, que acabam por retirar a oleosidade natural da pele deixando-a ainda mais desprotegida.
O filtro solar, que deve ser usado SEMPRE, precisa conter óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que são filtros inorgânicos menos irritantes que os filtros orgânicos.
É preciso ter o cuidado de manter as mãos limpas antes de tocar a pele sensível, para não piorar ainda mais a situação.
A água termal é uma aliada muito importante nesses casos, pois ela acalma a pele, assim como o chá de camomila gelado.
Como uso ácido a minha pele tende a ficar sensível e os melhores produtos que encontrei e que diminuíram a sensibilidade da minha pele foram os da linha sensi solution, da Adcos e os produtos à base de Iris, da Weleda.
E vocês, já usaram algum outro produto para peles sensíveis que tenha funcionado?
Beijos
Ju Lopes
Suzana, obrigada pela dica! Vou testar!
Beijos
Oi Héstia,
Olha só, a pele mista é aquela que apresenta oleosidade apenas na zona T, então é facil de identificar, embora ela se confunda com a ele oleosa.
Quanto a sensibilidade , ela pode aparecer em qualquer tipo de pele, pois não existe pele sensível, existe a pele que está sensível por algum motivo, quase sempre o uso de algum produto que irrite a pele, entende?
Qualquer dúvida pode me perguntar!
beijos
Eu tenho a pele seca,uso sabonete dove e fica super gostosa a pele.
Desejamos a vcs uma ótima sexta feira
Glorinha Rinaldi
http://sbrincos.blogspot.com
Ju, pra saber de verdade meu tipo de pele eu tenho que fazer uma consulta com a dermatologista né?? Porque olha que complicada minha pele..
Eu não sei já comentei aqui em algum post! Eu achava que minha pele era oleosa.. quando fiz a limpeza de pele a moça disse que minha pele é mista! e as vezes eu acho que ela é sensivel porque tem alguns cremes que fico vermelha ;(
Tenho a pele sensível e depois de várias tentativas com produtos para a limpeza da pele, uma dermatologista me indicou o shampoo infantil. Limpa e deixa a pele suave sem irritar. Até o filtro que irritava antes do uso do shampoo “perdeu o efeito de irritar”. Estou com a pele ótima de livre das irritações que tanto me incomodavam.