Meninas!
Sempre estamos muito atarefadas, cheia de compromissos, horas marcadas, projetos, prazos para cumprir, atrasos para superar, trânsito insuportável, afazeres domésticos, cuidar dos filhos, do marido, da casa e aí que o tempo já correu, o dia acabou, a semana passou voando, o mês já se foi e NADA de você fazer algo por e para si mesma.
Nessa rotina corrida e tumultuada, é realmente difícil encontrar um momento para refletir sobre nossa vida, sobre nós mesmas e fazer coisas que nos agradam, como ler um livro, apreciar o filho jogando futebol, ir ao salão, passear no parque ou fazer uma viagem. É claro que nós queremos ser independentes e ter uma carreira de sucesso, mas também queremos ser boas mães, boas donas de casa, ser boa esposa e estar de bem consigo mesma.
Assim, muitas mulheres fazem inúmeros sacrifícios, achando que a felicidade e a realização só são possíveis em algumas áreas da vida, quando na verdade a palavra-chave para sucesso e satisfação é EQUILÍBRIO. Ou seja, todos os setores – social, pessoal, profissional, espiritual, afetivo – são interdependentes e formam um todo.
Mesmo que sacrifícios sejam necessários para se alcançar alguma meta, até que ponto podemos abrir mão da nossa qualidade de vida e do nosso bem estar em prol de tal objetivo? Quando sacrificamos um ou mais setores em função de outro, acabamos gerando um desequilíbrio que pode levar ao estresse, depressão e inúmeros outros problemas.
E não é nada legal viver estressada e reclamando da vida, de que não tem tempo para nada nem para si, quando na verdade só você pode organizar seu tempo de modo que haja a pausa que você merece. Chegar em casa cansada do trabalho e parar para descansar por meia hora antes de iniciar os cuidados com a casa não vai matar ninguém! Priorize você e sua qualidade de vida, afinal, pessoas insatisfeitas, rabugentas e reclamonas não fazem bem a ninguém!
Reorganize sua rotina de modo que sempre haja algum tempo de pausa da correria e aproveite para curtir, cultivar e construir sua própria paz. Separe um ou 2 dias da semana, algumas horas por dia ou até mesmo alguns minutinhos para dar uma pausa, pôr os pés para cima, relaxar e deixar a mente divagar.
Nesses momentos, procure meditar, refletir e se autoconhecer, de modo que você consiga perceber quais as medidas e os pesos para manter a balança da sua vida em equilíbrio. Fazer isso não é perda de tempo, muito pelo contrário: é um investimento na sua saúde, bem-estar e crescimento pessoal, onde você se torna mais forte e mais apta para encarar a vida sem que sua balança se desequilibre.
BeijoSs
Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)