in

Já pensou em fazer terapia?

Meninas,

Alguém ai já pensou em fazer ou faz terapia?

Hoje ainda existe muito preconceito em relação à Psicoterapia, onde quem faz ou quem procura ajuda de um Psicólogo é considerado “louco”, “problemático” ou “incapaz” de resolver suas próprias questões. Além disso, há quem pense que a terapia é como desabafar com um amigo ou que procurar terapia é sinal de fraqueza, mas todas essas crenças são errôneas e acabam impedindo muitas pessoas de buscar ajuda de um profissional.

Nós, como seres humanos, somos existenciais e estamos sujeitos a tudo e todas as coisas que o simples existir acarreta, como decepções, questionamentos, pressões, angustias, medos, incertezas, escolhas a fazer, decisões a tomar, conflitos internos e externos, perdas, mudanças, relacionamentos, dentre inúmeras outras possibilidades que a vida traz.

Foto: Reprodução

Além disso, com a correria do dia-a-dia, raramente temos tempo para nós, para refletir sobre quem somos e o que estamos fazendo com nossa vida, com nossos aprendizados e sonhos. Com isso, nossa vida acaba perdendo a qualidade, vamos deixando o bem-estar de lado e recusando entrar em contato conosco, quando é o autoconhecimento que vai nos fortalecer e possibilitar mudanças significativas, que levarão à realização e à felicidade.

Assim, estar em terapia é muito mais do que desabafar com um amigo. É claro que o Psicólogo vai ouvir e oferecer o ombro, mas o trabalho do profissional ultrapassa isso, ele age como um guia, um mediador do processo de autoconhecimento, de compreensão de si. Através da terapia, a pessoa passa a refletir sobre o que sente, a detectar comportamentos e atitudes de sabotagem e padrões repetitivos que trazem sofrimento, ou seja, é através da tomada de consciência que ocorrerão mudanças na forma como você percebe seus problemas, proporcionando espaço para encontrar soluções alternativas para encerrar ciclos e superar crises.

Mas a terapia também vai além de encontrar soluções, ela é também uma questão de qualidade de vida, de compreender o que você tem de melhor, quais são suas fraquezas, suas habilidades, de desenvolver seu potencial e se tornar o melhor que você pode ser. Quando nos conhecemos, quando aprendemos a detectar pensamentos errôneos, sentimentos e comportamentos destrutivos, abrimos um caminho que nos leva para uma vida melhor, para a realização e satisfação pessoal.

Assim, a terapia proporciona um espaço de confiança, de escuta, de aceitação e compreensão, e que exige comprometimento, pois é um processo longo cujo papel principal é seu, onde aprenderá a assumir a responsabilidade pela sua vida e fazer as mudanças necessárias para se livrar do que quer que esteja te impedindo de se sentir feliz.

E então, vamos fazer terapia?

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Depressão Sazonal, de Inverno ou Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)

Faça um check-up! Parte I – Exames Ginecológicos