Categories: Saúde

Faça um check-up! Parte I – Exames Ginecológicos

Meninas,

Todo mundo quer ter saúde, certo? Por isso, é muito importante fazermos visitas rotineiras ao médico, estando ou não com alguma doença. Realizar um check-up anual irá evitar maiores problemas no futuro, bem como permitir a descoberta precoce de doenças e/ou alterações no organismo. Ou seja, verificar a saúde mesmo quando estamos nos sentindo bem é fundamental para termos qualidade de vida, afinal, prevenir é melhor do que remediar, né?

Mesmo que o dia-a-dia seja corrido, nossa saúde deve ser sempre prioridade e nós, como mulheres, devemos estar ainda mais atentas já que estamos suscetíveis a inúmeras doenças e complicações, que acometem, em sua maioria e principalmente, o sistema reprodutor.

Foto: Reprodução

Assim, realizar exames ginecológicos periódicos é obrigatório para a mulher que quer estar em dia com a saúde e evitar sérias complicações. Segue abaixo uma lista dos principais exames que devemos fazer:

EXAME CLÍNICO GINECOLÓGICO – É o exame pélvico de toque que ajuda o médico a avaliar o tamanho, a posição e a presença de tumores ou alterações de volume do útero, ovário e trompas. As mamas também são apalpadas e avaliadas em sua textura, tamanho, nódulos e secreções. As axilas e o pescoço também são avaliados em busca de nódulos e possíveis alterações. Deve ser feito uma vez ao ano, após a primeira menstruação.

ULTRASSOM TRANSVAGINAL – Por fornecer imagens em alta definição, detecta endometriose, miomas, cistos e nódulos, sendo complementar ao exame clínico, devendo ser feito anualmente, após o inicio da vida sexual e principalmente em casos de sangramentos incomuns e ovários policísticos.

PAPANICOLAU ou CITOLOGIA ONCÓTICA – Deve ser feito uma vez por ano, após o inicio da vida sexual. Ele detecta alterações no colo do útero e ovários, bem como fungos, vírus e bactérias pré-malignas. O HPV, vírus responsável pelo segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres brasileiras, pode ser detectado através desse exame.

COLPOSCOPIA – Esse exame também deve ser realizado uma vez por ano, após o início da vida sexual, detectando lesões no colo do útero, na vagina e na vulva. Geralmente ele é complementar ao Papanicolau.

MAMOGRAFIA – Deve ser feito a primeira vez com 35 anos e anualmente após os 40 anos, para detectar precocemente o câncer de mama, que é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. Para quem tem algum caso na família, o indicado é que a prevenção seja iniciada bem mais cedo, de preferência antes da idade do primeiro caso surgido na família.

Foto: Reprodução

ULTRASSOM DA MAMA – Deve ser feito anualmente a partir da adolescência, mas não é tão eficaz quanto a mamografia, embora ajude a detectar lesões e possíveis tumores. Após os 35 anos, deve ser feito complementarmente à mamografia.

 AUTO-EXAME DA MAMA – A mulher deve sempre realizar o auto-exame, uma vez por mês, logo após a menstruação, para detectar secreções, feridas e caroços. Não substitui a consulta com o médico nem é sinal de que não há alterações, é um exame complementar e de prevenção.

Então, mulherada, vamos nos cuidar sempre! Lembrando que devemos sempre estar atentas a qualquer mudança em nosso organismo. Dores durante a relação, sangramentos incomuns, aumento do fluxo, verrugas, feridas, ardência ao urinar, coceira, inchaços, secreções abundantes e odores devem ser investigados!

Não se esqueçam, também, de solicitar ao médico exames para detectar possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS/HIV, Hepatites, Sífilis, dentre outras. Mesmo que você tenha medo de ir e descobrir alguma doença, a melhor coisa é tratar e se curar do que ficar doente sem saber e até mesmo transmitindo para outras pessoas, né?

No outro post, falo de outros exames também importantes para a saúde da mulher!!

PARTE II, CLIQUE AQUI

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Faça um check-up! Parte I – Exames Ginecológicos
5 (100%) 2 Votos

Faça um check-up! Parte II - Outros exames
Depressão Sazonal, de Inverno ou Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)
Compartilhar
Tags: saúde
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

24 horas atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

1 dia atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

4 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

5 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

6 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás